CHAMA-SE Faina Maior, foi lançado na inauguração do Festival do Bacalhau 2017, em Ílhavo, e é o membro mais recente (o 17º) da categoria de espumantes Baga Bairrada. Foi criado em homenagem aos homens que se dedicam à faina do bacalhau e à própria Bairrada, juntando dois dos seus produtos emblemáticos: o bacalhau e os espumantes. Este espumante resulta de uma parceria entre a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Associação Rota da Bairrada e o Município de Ílhavo.

O Faina Maior Baga Bairrada Bruto branco é um blanc de noirs (100% Baga), com edição limitada de 1.000 garrafas. Estará à venda por 10 euros nos espaços da Associação Rota da Bairrada – na Curia, em Oliveira do Bairro e na Vagueira (espaço pop-up; até Setembro) –, na loja do Museu Marítimo e nas lojas de Turismo de Ílhavo.

Este é o 17º espumante lançado com a designação ‘oficial’ Baga Bairrada, dois anos depois de ter sido criada pela Comissão Vitivinícola da Bairrada. O propósito, já agora, foi o de “preservar a identidade da Bairrada e da sua casta rainha, a Baga, colocando os espumantes da região num patamar de elevada qualidade”.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here