1º Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo

“É já no próximo dia 31 de janeiro que acontece o 1.º Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo, no Edifício Ageas Tejo, na Praça do Príncipe Real, 2 – Parque das Nações, em Lisboa, a partir das 14h30. Organizado pela Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO), com o apoio da Ageas Seguros, este evento será anual e reúne profissionais do setor a operar em adegas, agências de viagens, empresas de animação turística, restaurantes, garrafeiras, hotéis ou outros espaços que pratiquem enoturismo, em ambiente rural ou urbano. Com uma componente nacional e internacional, pretende ser o evento de referência do setor.
O evento conta com a presença de profissionais experientes ligados ao Enoturismo, que nos trazem contributos e visões para a melhoria do setor, além de influentes personalidades públicas ligadas ao mundo do vinho e do turismo, com poder de decisão nesta área.

Objetivo: nivelar por cima o Enoturismo no nosso país
«O objetivo deste Encontro é debater, aprofundar e discutir políticas e estratégias nacionais para a melhoria da qualidade dos serviços de Enoturismo em Portugal, de forma a nivelar por cima o nosso país nesta área», revela Maria João de Almeida, Presidente Executiva da APENO. «Um momento que contribui não só para o desenvolvimento profissional, mas também para promover momentos de brainstorming, troca de experiências, convívio e boa disposição entre os profissionais de todo o país», remata.

Com a presença (ainda não confirmada) do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, o evento abordará importantes temáticas para o setor como a «Definição e Enquadramento do Enoturismo», «Como estruturar uma oferta de serviços competitiva?»; «Apresentação da GWTO – Global Wine Tourism Organization»; «Prevenção e Análise de Risco no Enoturismo»; «Enoturismo Urbano, um conceito em evolução» e «Os Desafios da Formação e dos Recursos Humanos no Enoturismo».
No evento, vai haver um espaço onde as Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR) e Rotas de Vinho darão a conhecer o trabalho realizado na área do Enoturismo nas suas regiões. Empresas de Enoturismo e agências de viagens poderão também conhecer-se, trocar contactos, experiências e fazer negócios.

Programa:
14h – Chegada e acreditação dos participantes.
14h30-14h45 – Abertura
, com José Gomes (CEO Ageas Seguros), Maria João de Almeida (Presidente da APENO) e Pedro Costa Ferreira (Presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo – APAVT).

14h45-15h30 – Painel 1: O Enquadramento do Enoturismo
Os debates sobre a construção do setor continuam a contribuir positivamente para o futuro do Enoturismo. Sendo um setor mas também uma atividade económica, vamos conversar sobre as vantagens e os próximos passos a dar para a criação de uma CAE (Classificação de Atividade Económica) para o Enoturismo, mas também sobre a falta de enquadramento legal da atividade e do profissional do Enoturismo.
Convidados:
Luís Araújo – Presidente do Turismo de Portugal (a confirmar)
Paulo Osório – CEO Porto Réccua
Eduardo Ferreira – Responsável de Enoturismo Lavradores de Feitoria
Luís Souto – Economista e Vice-Presidente da APENO
Alexandre Mestre – Advogado co-responsável do setor Agro-Alimentar da Abreu Advogados.
Moderação: Cândida Santos Silva.

15h30-16h00 – Painel 2 – Enoturismo: Como estruturar uma oferta de serviços competitiva?
Debate sobre a importância de estruturar a oferta, organização e criatividade. Saber trabalhar em rede para dinamizar o Enoturismo e fortalecer as regiões, comunicar de forma eficaz.
Convidados:
José Santos – Secretário-Geral da Entidade Regional de Turismo do Alentejo
Miguel Leal – Fundador e CEO ML Private Tours – Wine Experiences
Jorge Santos – Business Manager do Departamento de Grupos Abreu Viagens
Moderação: Rita Bertrand.

16h00-16h15 – Apresentação da GWTO – Global Wine Tourism Organization, com José Antonio Vidal, Presidente da GWTO.
O espanhol José Antonio Vidal, que preside à Global Wine Tourism Organization, vem a Portugal para apresentar o organismo que gere o Enoturismo a nível internacional e do qual fazem parte as mais reconhecidas associações mundiais de Enoturismo. Vamos conhecer quem são os especialistas da área e qual o seu objetivo.
16h15-16-30 – Prevenção e Análise de Risco no Setor do Enoturismo, com Francisco Erse, Responsável PME & Corporate da Ageas Seguros.
A Ageas Seguros apresenta o seu programa de Prevenção e Análise de Risco revelando com exemplos concretos a prevenção que pode e deve ser feita nos Enoturismos. E também dar exemplos de sustentabilidade.

16h30-17h00 – Painel 3 – Enoturismo Urbano, um conceito em evolução
O conceito de Enoturismo atualizado abarca também o Enoturismo praticado em ambiente urbano. O que é? Quem o pratica? Qual a sua evolução?
Convidados:
Ivone Ribeiro: Fundadora e CEO do Garage Wines
Marcela Lagos: Head of PR & Sales Amorim Luxury Group (Restaurante JNcQuoi)
Paula Sousa: Wine bar Mind the Glass
Nelson Guerreiro: Head Sommelier Garrafeira Nacional
Moderação: Duarte Calvão.

17h00-17h30 – Painel 4 – Os Desafios da Formação e dos Recursos Humanos no Enoturismo.
Como reter os recursos humanos? Que formação deverão ter? Que soluções podem existir? Um debate sobre um dos maiores desafios do setor.
Convidados:
Bebiana Monteiro: Professora / Coordenadora de Enoturismo do Politécnico do Porto
Arlindo Madeira: Professor e Coordenador da PG Enoturismo da Universidade Lusófona
Maria Conceição Grilo: Diretora da Escola de Hotelaria de Portalegre
Moderação: Patrícia Serrado.

17h30-18h30 – Espaço Enoturismo / Winetourism Network
Um espaço onde as Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR) e Rotas de Vinho darão a conhecer o trabalho realizado na área do Enoturismo nas suas regiões. Empresas de Enoturismo e agências de viagens poderão também conhecer-se, trocar contactos, experiências e fazer negócios.
18h30 – Beberete
19h00 – Final do Evento.

Tags: ,

Data

31 Jan 2023

Mais informações

Inscrições

Local

Edifício Ageas Tejo
Praça do Príncipe Real 2, Lisboa, Portugal
Categoria

Organizer

APENO
Website
https://enoturismodeportugal.pt

Escreva um comentário