Curso Prático: Mineralidade dos Vinhos – 1ª Edição

14 de março de 2019 Régia-Douro Park, Vila Real
15 de março de 2019 Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE), Évora
DURAÇÃO: ½ dia (9h00 às 13h00)

Quem nunca ouviu falar da “mineralidade” dos vinhos? Qual a sua origem? A composição química do vinho é muito diferenciada e complexa: até ao momento foram identificadas mais de 900 moléculas…

Descritores sensoriais, como por exemplo a “mineralidade”, protagonista desta formação, não atende a um claro consenso científico sobre a sua origem e definição. A falta de uma definição verdadeiramente concisa do termo transformou-se no “calcanhar de Aquiles”, sendo muitas vezes confundida com o conceito de “terroir” (…)

Diversos autores sugerem que a “mineralidade” não pode estar relacionada apenas com a presença de elementos minerais ou metálicos; artigos recentes também indicam a possível correlação do termo com elevados níveis de acidez, riqueza em ácidos orgânicos, ausência de compostos aromáticos potentes, como os terpenos ou os ésteres frutados, ou a presença de compostos sulfurados associados a aromas de redução. Em 2012, o Laboratório Excell Ibérica, em colaboração com a Outlook Wine, iniciou um extenso projeto de investigação com o objetivo de tentar definir os componentes químicos do vinho definidos como minerais, e verificar a possível associação tanto emocional quanto sensorial com o descritor “mineralidade” na degustação dos vinhos.

Os principais resultados do estudo, baseados na relação entre a composição química do vinho e a perceção olfativa da “mineralidade” é o tema deste curso de formação.

ORADOR: Antonio Palacios, Universidade de Rioja, Laboratório Excell Ibérica

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
– Introdução ao conceito de “mineralidade” e o seu significado para produtores e consumidores;
– O estado da arte: influência do solo e das condições do terroir no carácter mineral;
– Composição química do vinho e sua relação com a perceção do carácter mineral;
– Prova de vinhos modificados com padrões químicos que participam do atributo da mineralidade;
– Prova de vinhos comerciais internacionais com perceção mineral;
– Discussão aberta sobre mineralidade.

DESTINATÁRIOS: Quadros técnicos com funções nas áreas de produção e/ou regulação – viticultura e enologia, empresas fornecedoras do setor vitivinícola, jornalistas, gestores de mercado, técnicos comerciais, profissionais ligados ao canal horeca, escanções, estudantes e outros profissionais interessados.

PROGRAMA DETALHADO e INSCRIÇÕES em:
www.infowine.com
www.vinideas.pt

Data

14 Mar 2019 - 15 Mar 2019

Horário

9:00 - 13:00

Mais informações

Mais informações
Categoria

Escreva um comentário