CONCURSO DE VINHOS - ESCOLHA DA IMPRENSA 2020

Organizado pela Grandes Escolhas, o concurso Escolha da Imprensa é um evento sui generis no qual uma publicação especializada convida colegas de outros órgãos de comunicação social — da imprensa escrita, à rádio, televisão, plataformas electrónicas e redes sociais — a provarem uma amostra significativa do melhor que se faz na produção de vinhos em Portugal.

Não fechar a apreciação dos vinhos aos circuitos da crítica especializada e alargar o âmbito da sua divulgação a todas as plataformas disponíveis, são os objectivos deste concurso.

O concurso esteve agendado para o final do ano 2020, mas por força das circunstâncias excepcionais que todos vivemos, foi consecutivamente adiado por total impossibilidade de reunir um Júri em condições de segurança sanitária, e de acordo com as determinações das autoridades.

Finalmente, nos dias 23, 24, e 25 de Março último, perante um Júri de 32 elementos, que reuniu personalidades do jornalismo, bloggers especializados e lideres de opinião, foi possível realizar o concurso no qual estiveram em avaliação 678 vinhos nas categorias de Espumantes, Brancos, Rosés, Tintos e Fortificados.

Todos os vinhos foram provados às cegas, conforme o regulamento do concurso.

Em cada uma das citadas categorias foram apurados dois tipos de prémios:

– O GRANDE PRÉMIO ESCOLHA DA IMPRENSA atribuído ex-aequo aos 3 melhores vinhos de cada categoria;

– O PRÉMIO ESCOLHA DA IMPRENSA atribuído ex-aequo aos vinhos mais bem classificados em cada uma das categorias.

É com satisfação que observamos que, para além do grande número de amostras a concurso (678, como dissemos), o nível dos vinhos inscritos foi excelente. Um concurso de vinhos que consiga reunir um leque tão alargado e, sobretudo, a presença de tantos topos de gama — que, como é sabido, não costumam entrar em concursos — é inédito em Portugal. Este facto enche a organização da Grandes Escolhas de orgulho pela confiança depositada.

Tendo em conta os resultados, é também gratificante observar que — para além do reconhecimento óbvio da qualidade de muitos dos vinhos já prestigiados — este concurso permite também descobrir muitas e boas surpresas. E por isso vemos nas marcas premiadas, a ombrear com vinhos já famosos, outros que são ainda pouco conhecidos ou que estão em fase de lançamento, de todos os segmentos de preço.

Todos os vinhos premiados terão direito a usar o selo indicativo do prémio alcançado, que será enviado sem encargos a quem o solicitar.

A GRANDES ESCOLHAS AGRADECE A TODOS OS PROFISSIONAIS QUE ACEITARAM INTEGRAR O JÚRI DO CONCURSO ESCOLHA DA IMPRENSA E A TODOS OS PRODUTORES QUE NOS CONFIARAM OS SEUS MELHORES VINHOS.

Agradecemos ainda o apoio a este concurso das empresas parceiras Alug’Aqui com os copos Schott Zwiesel, e Vinalda com as Águas San Pellegrino e Acqua Panna.