Luís Lopes

João Geirinhas

João Paulo Martins

Fernando Melo

Mariana Lopes

Dirceu Vianna Junior

Luís Lopes

Director Editorial

Jornalista de formação, dirige publicações de vinhos desde que fundou a primeira, em 1989.
Nos intervalos das provas, gosta de andar de mota, pelo menos enquanto não cair.

Editorial Junho: Barrel Haters

Editorial da edição nrº 86 (Junho 2024) Peço desculpa pelo título em inglês, mas é o que melhor retrata aqueles a que me refiro: os que odeiam, desprezam, criticam vinhos com…

Editorial Maio: Bolhas

Editorial da edição nrº 85 (Maio 2024) A capa desta edição da Grandes Escolhas é dedicada à Raposeira, notável casa de espumantes. Para quem cresceu nos anos 80, espumante era Raposeira.…

Editorial Abril: Doce

Editorial da edição nrº 84 (Abril 2024)  Dizem os especialistas do gosto que, dos distintos sabores primordiais, o doce é aquele que mais fácil e imediatamente cativa o ser humano. Há…

Editorial Março: Os Melhores

Editorial da edição nrº 83 (Março 2024) Quando se fala de vinhos, poucas coisas haverá mais discutíveis do que reduzir aromas e sabores a um número. Mais difícil ainda será partir…

Editorial Fevereiro: 35 Vindimas

Editorial da edição nrº 82 (Fevereiro 2024) Nascido e criado no meio urbano, a primeira vez que assisti a uma vindima já era jornalista encartado, quase cinco anos a coordenar revistas…

Editorial Janeiro: Fama

Editorial da edição nrº 81 (Janeiro 2024) A chegada de amadores (no sentido daquele “que ama”) ao sector do vinho é relativamente recente, o fenómeno teve o seu “boom” já no…

FERNANDO MELO

Crítico de Gastronomia

Fernando Melo, 53 anos, colaborador permanente da Vinho Grandes Escolhas, é crítico de vinhos e comida desde 1994. Engenheiro físico de formação pelo IST (1988), oficiou como cientista ao mesmo tempo que foi assumindo o jornalismo como ocupação para que sentia vocação.

Participa como jurado em diversos concursos nacionais e internacionais, colabora activamente na promoção e divulgação do vinho e gastronomia nacionais.

Ministra frequentemente cursos de prova de vinhos e comida e pesquisa particularmente os muitos aspectos implicados na harmonização de vinhos com comida.

Prioridade total ao sabor

A harmonização de comida com vinho tem vivido sobretudo de dogmas, a que é mais que tempo de renunciar e ao mesmo tempo urge substanciar racionalmente. Além de novos perfis vínicos…

Legumes, capão e Michelin

Uma súplica para que se pare de oferecer legumes crus e cozinhados no mesmo prato, um repto para que se conheça melhor o capão de Freamunde IGP, e um aplauso aos…

Uma discreta elaboração de acasos

Mexemos, remexemos e buscamos no baú das memórias e dos canhanhos e vamos que todas as criações culinárias são acidentais. Confirma-se tanto nos clássicos franceses como por cá. A globalização do…

Apologia do esclarecimento

Saber o que se come, perceber o que se bebe, percorrer as muitas veredas das harmonizações de comidas com bebidas torna claro sobretudo que depois do muito que já se sabe,…

Diz-me a quem compras

Mais de metade do valor de qualquer empresa está na sua rede de fornecedores e um restaurante é visceralmente dependente dela. As etiquetas das toalhas de mesa, as marcas dos copos,…

Dirceu Vianna Junior

Wine Educator

Originário do Brasil, onde estudou engenharia florestal e direito, mudou-se para Londres em 1989, para trabalhar no negócio de vinhos, correndo o todo o mundo vitivinícola ao longo de mais de três décadas.

A paixão pelo tema levou-o a ingressar no Institute of Masters of Wine, e após anos de árduos estudos, alcançou o ambicionado diploma em 2008, tornando-se assim o primeiro (e único, até agora) MW de língua portuguesa.

É consultor e wine educator e escreve em algumas das principais revistas especializadas internacionais.

A Escolha do Mestre: A arte do lote

A criação de um bom lote é obtida através da sobreposição de componentes com atributos únicos usados para melhorar aspectos como cor, frescura, estrutura ou adicionar características específicas de frutas ou…

JOÃO GEIRINHAS

Director de Negócio

João Geirinhas teve a História e o ensino como primeira paixão profissional mas o apelo da escrita e das revistas soou mais alto e, a partir daí, a sua vida mudou e o bichinho ficou.
Foi copywriter, fez comunicação empresarial, foi director comercial mas atingiu o Nirvana quando chegou aos vinhos e à gastronomia.

É daqueles que faz um desvio de muitos quilómetros para não perder um bom restaurante e, ao fim-de-semana, atira-se aos tachos e faz da família a sua cobaia para experiências improváveis.

Na Grandes Escolhas é sócio fundador e Director de Negócio.

Feira de vinhos, para que te quero?

O que faz com que o consumidor se decida por uma marca em detrimento de outra? Para além do apelo do preço, que tem sobretudo maior relevância nos vinhos de entrada…

Vícios à mesa

O serviço de mesa é o calcanhar de Aquiles do negócio dos restaurantes. Outras áreas têm melhorado, mas esta, em muitos casos, está cada vez pior. Entre a arrogância, o desleixo…

O Chefe não estava

O que nos faz decidir na hora de escolher o sitio onde vamos jantar? Localização, orçamento disponível, tipo de cozinha, gosto pessoal são factores usualmente determinantes que condicionam a opção do…

A “minha” Vinalda

A distribuidora Vinalda fez agora 70 anos. Um número bonito, redondo, que evidentemente merece todos os encómios e os mais calorosos parabéns. Um número que é um marco assinalável, sobretudo num…

JOÃO PAULO MARTINS

Crítico de Vinhos

Foi professor, antes de se tornar no mais experiente crítico de vinhos em Portugal, com diversos livros publicados.

Adora cozinhar mas não resiste a um bom pão com manteiga.

O vintage 2017 e o fim das tradições

Finalmente foram quebradas as antigas regras não escritas que determinavam que “Porto Vintage, só três vezes em cada década”. Espera-se que acabem de vez e que não tenha sido apenas um…

A Longa Marcha

Todos esperamos que esta não seja tão longa nem tão atribulada como a do Mao Tsé-Tung… TEXTO João Paulo Martins Tive, há pouco tempo, a oportunidade de provar uns vinhos franceses…

Nos 30 anos de uma aventura

Escrevo esta crónica em Janeiro para ser publicada no mês seguinte. O normal, portanto. Mas em Janeiro comemoro uma data especial. Faz este mês 30 anos que escrevi a minha primeira…

No Médoc foi assim

Se não há amor como o primeiro, não há VINEXPO como a primeira. Foi então que me passeei pelo Médoc e visitei o inimaginável, um mundo de fantasia e sedução que…

Quando os avós mandavam na adega

Saberes antigos, tradições preservadas, ensinamentos transmitidos. Era isso que se esperava dos avós. Há umas décadas, quando as adegas eram santuários e os produtores alquimistas. TEXTO João Paulo Martins A fechadura…

MARIANA LOPES

Jornalista | Crítico de Vinhos

Nasceu e cresceu no meio de garrafas, provas, conversas de vinho.

Era para ter sido juíza, mas resolveu ser jornalista e escrever sobre vinho e gastronomia. Ainda não se arrependeu.

Bacalhau feito em bolinhos

O papel social do pastel de bacalhau é mais pertinente do que se possa pensar. Nos tempos modernos, não há quem não tenha sido salvo por um, ou da fome, ou…

Assim, não me convidem

Pior do que esperar para comer à porta do restaurante, só mesmo ter de escolher entre dois turnos. É que esta forma de exploração em jeito de moda, que antes se…

Os jornalistas não trabalham

Está na hora de alguém assumir que os jornalistas não trabalham. Principalmente os da imprensa especializada em vinho e gastronomia, que não fazem mais do que comer e beber. Uma vida…

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de todas as novidades sobre vinhos, eventos, promoções e muito mais.