A celebração do melhor de Portugal
Entre 19 e 21 de Setembro, há mais uma edição do evento Nobre Gosto, a decorrer no cenário majestoso do Palácio e jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras. Este é o único evento realizado entre nós integralmente dedicado aos vinhos doces e fortificados. Uma iniciativa da Grandes Escolhas com o Município de Oeiras.
Mais uma vez, o vinho de Carcavelos Villa Oeiras é o anfitrião de uma festa internacional, que celebra Portugal como produtor de referência dos vinhos de sobremesa. Na edição de 2025, para além da presença habitual das mais prestigiadas casas de vinho do Porto, de vinho Madeira, de Moscatel de Setúbal e do Douro, e de outros vinhos doces e fortificados de Portugal, também contamos com delegações das regiões vinícolas de Jerez, de Montilla-Moriles, da Comunidade Valenciana-Alicante, de Huelva, Estremadura, dos vinhos Tokaj da Hungria e, ainda, com a presença, em provas, de vinhos italianos de Marsala e Passitos de Pantelleria.
Com um programa diversificado que pretende tocar vários tipos de público, o Nobre Gosto reúne um conjunto de actividades como sejam a prova livre de vinhos em exposição, masterclasses com provas comentadas, degustações da gastronomia local, experimentação de cocktails com vinhos fortificados, visitas turísticas ao jardins e Adega do Palácio, e animação musical.
No sentido de permitir contactos mais estreitos e profícuos entre produtores e profissionais, a sexta-feira, dia 19 de Setembro, é exclusivamente dedicada a profissionais, quer sejam compradores, sommeliers, restaurantes, agentes de turismo, jornalistas, etc. Do programa deste dia fazem parte a masterclass “Cocktails com vinhos fortificados”, conduzida por Wilson Pires e destinada a bartenders, e outra sobre “O serviço do vinho do Porto”, sessão dirigida a profissionais do canal Horeca, pela Associação de Empresas de Vinho do Porto, bem como uma Apresentação de Rotas Turísticas de regiões, com vinhos fortificados.
Provas de fortificados e gastronomia
No Sábado, dia 20, e Domingo, dia 21 de Setembro, o Nobre Gosto abre para todos os públicos (entrada livre com compra de copo a 15€), com provas livres e masterclasses acessíveis mediante inscrição prévia e sujeitas a pagamento (40€). No dia 20, temos as masterclasses da Adega de Favaios, “Variações sobre Moscatel”, dos vinhos Madeira, que inclui uma apresentação da Justino’s, sob a temática “Madeira em movimento – Da inovação à Intemporalidade”, e uma outra acerca dos vinhos da Anadalzuia, “Versatilidade da Casta Pedro Ximenes em Montilla-Moriles”, a somar à apresentação especial do consagrado jornalista e crítico internacional Axel Probst, do projecto “O-Port-Unidade”, que junta 30 marcas de vinho do Porto numa iniciativa solidária, com prova presencial de dois Vintages Porto e um Colheita comercializados sob aquela chancela. No Domingo, dia 21, as masterclasses começam com uma prova de vinhos italianos, sob o tema “A Itália mais doce – Marsalas e Passitas”, com a colaboração da Negrini, seguindo-se a Quinta do Noval, com os “Colheitas do século XXI”, terminando com a prova do vinho anfitrião: “Villa Oeiras, Cinco Décadas do Vinho de Carcavelos”.
Outra componente importante do Festival Nobre Gosto são as demonstrações culinárias e gastronómicas. Para o dia 20, já estão confirmados um showcooking com o Chefe André Cruz, do Feitoria (1* Michelin), restaurante do Altis Belém Hotel & Spa, uma prova de harmonização de “Queijos e Vinhos – Os segredos do Território”, com a consagrada mestre queijeira Aida Augusto. No dia 21, domingo, o programa continua com uma demonstração de pastelaria, a cargo da Chefe Ana Patrícia Correia, da Pastelaria Marupiu, de Vila Nova de Famalicão, intitulada “Sobremesa e doces – o Villa Oeiras no prato”, e os showcookings do Chefe Tiago Emanuel Santos, do restaurante Voraz, e do Chefe Vítor Adão, do restaurante Plano.
Conheça o Programa Completo ♦ AQUI
O Nobre Gosto tem o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, da Entidade Regional do Turismo de Lisboa, do IVV, da ViniPortugal e da AEVP.