Porquê “Nobre Gosto” em Oeiras?
O município de Oeiras tem feito um trabalho notável na recuperação da mais pequena e esquecida Denominação de Origem dos vinhos fortificados portugueses, o vinho de Carcavelos. Importa por um lado louvar e reconhecer esse trabalho, e por outro o espaço que nos foi disponibilizado, o Palácio Marquês de Pombal, que para além da sua beleza arquitectónica tem a carga simbólica de estar indissociavelmente ligada ao fundador da mais antiga região demarcada do mundo. A posição central entre as várias regiões produtoras e a facilidade de acessos tornam também esta localização como a ideal para convidar as outras Denominações de Origem que produzem vinhos doces e/ou fortificados.
Como se estrutura o evento?
O evento é composto por um conjunto de várias actividades e iniciativas, que procuram captar o interesse de diferentes tipos de público e de profissionais, e focar as várias vertentes em que se multiplica a realidade dos nossos vinhos fortificados.
Tirando partido da diversidade dos espaços disponíveis no Palácio Marquês de Pombal, tanto nas sumptuosas divisões interiores como nos magníficos jardins exteriores, criamos zonas de interesse diferenciadas de forma que os visitantes se possam espalhar conforme as suas preferências.
1) Exposição / Prova de vinhos.
Contamos com a presença de expositores de vinhos representado as principais empresas produtoras de vinhos fortificados portugueses. Cada expositor terá um espaço próprio de exposição constituído por uma pequena banca que o identifica, e onde dá a provar os vinhos em interacção com o público consumidor.
Estarão presentes empresas de vinhos do Porto, de vinho da Madeira, de Moscatel de Setúbal e do Douro, de outros vinhos licorosos de todo o país e também de vinhos doces, colheitas tardias e similares, que não sendo fortificados, se associam àquele tipo de vinhos. Todos a convite do também histórico, e recentemente recuperado, Vinho de Carcavelos, nosso anfitrião.
Este ano o Nobre Gosto apresenta ainda, como convidados especiais, os vinhos de Jerez, Montilla-Moriles, Condado de Huelva, Málaga, Rueda e Tokaj (Hungria).
Esta é uma área de acesso livre a todos os visitantes.
2) Delicatessens / Iguarias.
Para além dos vinhos, existirá a exposição e venda de diversas iguarias, sobretudo doces ou salgados que combinem e harmonizem com os vinhos fortificados. Doces regionais e outro tipo de pastelaria fina, compotas, chocolates e também patés e similares.
3) Showcooking / Demonstrações culinárias.
Está definida uma área dedicada às demonstrações culinárias, com sessões visando a harmonia de preparações culinárias com os vinhos fortificados. Um espaço dedicado a estas sessões, com uma bancada de cozinha montada e uma pequena plateia, em anfiteatro, e com uma programação própria ao longo dos 2 dias do evento, em que são convidados vários chefes prestigiados a fazerem as suas preparações e a justificarem a sua harmonização com os vinhos doces e fortificados.
4) Masterclasses / Provas comentadas.
São uma das peças chaves do evento e a mais exclusiva. Trata-se de um conjunto de provas de vinhos raros e excepcionais, tutoradas por especialistas. Estas provas terão limitação de lugares a 30 pessoas e o seu acesso faz-se por um ingresso próprio.
5) Visitas Guiadas à Adega VILLA OEIRAS Vinho de Carcavelos.
Sendo o vinho de Carcavelos o anfitrião do evento, e estando este a decorrer nas imediações da Adega e da Vinha que o produz, propomos que não perca o programa de visitas guiadas ao mundo Villa Oeiras_ Vinho de Carcavelos, com prova e venda de vinhos. Por razões de lotação, a inscrição prévia será obrigatória, ainda que gratuita.
1) Acções de formação e sensibilização para profissionais do canal HORECA
Os profissionais do ramo de restauração, hotelaria e bares estão convidados a participar nas iniciativas a anunciar que irão decorrer no Palácio Marquês de Pombal, no dia 20 de Setembro, data exclusivamente dedicada a profissionais.
Entrada livre para profissionais
2) Visitas de jornalistas e sommeliers estrangeiros.
Com a colaboração de entidades oficiais, como o Turismo de Portugal, o Instituto da Vinha e do Vinho, a ViniPortugal, entre outros, estão convidados a estar presentes jornalistas internacionais de referência tal como personalidades líderes de opinião e grandes compradores. Nesta ocasião de excelência para conhecer melhor os fortificados portugueses, estas presenças aumentam a notoriedade do evento, dão-lhe uma dimensão internacional e reforçam a imagem de Portugal como líder destacado enquanto produtor de vinhos fortificados de classe mundial.
Rua Gregório Lopes, Lote 1517 R/C A
1400-195 Restelo – Lisboa
(+351) 215 810 526
Chamada para a rede fixa nacional
©2024 Vinho Grandes Escolhas | Todos os Direitos Reservados
Developed by Upgrade