O EVENTO

Porquê “Nobre Gosto” em Oeiras?

O município de Oeiras tem feito um trabalho notável na recuperação da mais pequena e esquecida Denominação de Origem dos vinhos fortificados portugueses, o vinho de Carcavelos. Importa por um lado louvar e reconhecer esse trabalho, e por outro o espaço que nos foi disponibilizado, o Palácio Marquês de Pombal, que para além da sua beleza arquitectónica tem a carga simbólica de estar indissociavelmente ligada ao fundador da mais antiga região demarcada do mundo.
A posição central entre as várias regiões produtoras e a facilidade de acessos tornam também esta localização como a ideal para convidar as outras Denominações de Origem.

Como se estrutura o evento?

O evento é composto por um conjunto de várias actividades e iniciativas, que procuram captar o interesse de diferentes tipos de público e de profissionais, e focar as várias vertentes em que se multiplica a realidade dos nossos vinhos fortificados.
Tirando partido da diversidade dos espaços disponíveis no Palácio Marquês de Pombal, tanto nas sumptuosas divisões interiores como nos magníficos jardins exteriores, criamos zonas de interesse diferenciadas de forma que os visitantes se possam espalhar conforme as suas preferências.

1) Exposição / Prova de vinhos

Contamos com a presença de expositores de vinhos representado as principais empresas produtoras de vinhos fortificados portugueses. Cada expositor terá um espaço próprio de exposição constituído por uma pequena banca que o identifica, e onde dá a provar os vinhos em interacção com o público consumidor.
Estarão presentes empresas de vinhos do Porto, de vinho da Madeira, de Moscatel de Setúbal e do Douro, de outros vinhos licorosos de todo o país e também de vinhos doces, colheitas tardias e similares, que não sendo fortificados, se associam àquele tipo de vinhos. Todos convidados pelo anfitrião Vinho de Carcavelos.
Esta é uma área de acesso livre a todos os visitantes.

2) Delicatessens / Iguarias

Para além dos vinhos, existirá a exposição e venda de diversas iguarias, sobretudo doces ou salgados que combinem e harmonizem com os vinhos fortificados.
Doces regionais e outro tipo de pastelaria fina, compotas, chocolates e também patés e similares.

3) Showcooking / Demonstrações culinárias

Está definida uma área dedicada às demonstrações culinárias, com sessões visando a harmonia de preparações culinárias com os vinhos fortificados.
Um espaço dedicado a estas sessões, com uma bancada de cozinha montada e uma pequena plateia, em anfiteatro, e com uma programação própria ao longo dos 2/3 dias do evento, em que são convidados vários chefes prestigiados a fazerem as suas preparações e a justificarem a sua harmonização com os vinhos doces e fortificados.

4) Masterclasses / Provas comentadas

São uma das peças chaves do evento e a mais exclusiva.
Trata-se de um conjunto de provas de vinhos raros e excepcionais, tutoradas por especialistas.
Estas provas terão limitação de lugares a 30 pessoas e o seu acesso faz-se por um ingresso próprio.

5) Sunset Party / Bar

Tradicionalmente o consumo de vinhos fortificados está associado a um tipo de consumidores mais velhos e a um ritual e a ocasiões solenes que importa desmistificar. O evento conta assim com uma zona dedicada ao consumo e experimentação de cocktails envolvendo vinhos fortificados.
No Bar de Mixologia profissionais criam e dão à prova diversos tipo de bebidas compostas, numa atmosfera jovem e agradável, com a presença e animação de DJ’s.
É uma área seja também de acesso livre a todos os visitantes.

6) Festa / Convívio / Concertos

Um evento deste tipo tem de ser também um lugar de festa, de convívio entre pessoas, de momentos bem passados.
Propomos que aproveite os magníficos jardins e relvados do Palácio do Marquês, e as zonas lounges criadas, para passear, sentar, descansar, conviver, tomar uma refeição ligeira e até assistir a concertos de música.

7) Visitas Guiadas à Adega VILLA OEIRAS _Vinho de Carcavelos

Sendo o vinho de Carcavelos o anfitrião do evento, e estando este a decorrer tão perto da Adega e da Vinha, propomos que não perca o programa de visitas guiadas ao mundo Villa Oeiras_ Vinho de Carcavelos, com prova e venda de vinhos.
Por razões de lotação, a inscrição prévia será obrigatória, ainda que gratuita.

Para PROFISSIONAIS

1) Acções de formação e sensibilização para profissionais do canal HORECA

Estão previstas sessões de formação destinadas a profissionais, em horário apropriado e não coincidente com o horário de abertura do evento ao público.
Como tirar partido destes vinhos, regras básicas do seu serviço, indicação de temperaturas adequadas, dos copos apropriados, da ocasião em que devem ser sugeridos, e tudo o mais necessário para um excelente serviço

2) Visitas de jornalistas e sommeliers estrangeiros.

Com a colaboração de entidades oficiais, como o Turismo de Portugal, o Instituto da Vinha e do Vinho, a ViniPortugal, entre outros, estão convidados a estar presentes jornalistas internacionais de referência tal como personalidades líderes de opinião e grandes compradores. Nesta ocasião de excelência para conhecer melhor os fortificados portugueses, estas presenças aumentam a notoriedade do evento, dão-lhe uma dimensão internacional e reforçam a imagem de Portugal como líder destacado enquanto produtor de vinhos fortificados de classe mundial.