Luís Lopes

João Geirinhas

João Paulo Martins

Fernando Melo

Luís Antunes

Dirceu Vianna Junior

Luís Lopes

Director Editorial

Jornalista de formação, dirige publicações de vinhos desde que fundou a primeira, em 1989.
Nos intervalos das provas, gosta de andar de mota, pelo menos enquanto não cair.

Editorial Novembro: O Douro, por quem o fez

Editorial da edição nrº 91 (Novembro 2024) A Grande Prova de tintos do Douro que publicamos nesta edição, levou-me a pesquisar os resultados das provas similares que esta equipa de provadores…

Editorial Outubro: Lisboa é um mundo

Editorial da edição nrº 90 (Outubro 2024) Tenho uma relação ambivalente com a cidade de Lisboa, de onde saí há quase 30 anos, rumando a norte para me instalar numa pacata…

Editorial Setembro: Sentido de origem

Editorial da edição nrº 89 (Setembro 2024) Gosto de vinhos com forte identidade regional, com aquela particular combinação de aromas e sabores que toca as nossas memórias sensoriais e nos remete…

Editorial Agosto: A crise, outra vez

Editorial da edição nrº 88 (Agosto 2024) “Isto está mal”, dizem produtores de vinho, distribuidores, donos de restaurantes e garrafeiras. A culpa é da crise, da perda de poder de compra,…

Editorial Julho: Ouro dos Tolos

Editorial da edição nrº 87 (Julho 2024)   Existe a ideia generalizada de que um produtor de grande dimensão não consegue atingir o patamar máximo da excelência. Casas como a Penfolds,…

Editorial Junho: Barrel Haters

Editorial da edição nrº 86 (Junho 2024) Peço desculpa pelo título em inglês, mas é o que melhor retrata aqueles a que me refiro: os que odeiam, desprezam, criticam vinhos com…

FERNANDO MELO

Crítico de Gastronomia

Fernando Melo, 53 anos, colaborador permanente da Vinho Grandes Escolhas, é crítico de vinhos e comida desde 1994. Engenheiro físico de formação pelo IST (1988), oficiou como cientista ao mesmo tempo que foi assumindo o jornalismo como ocupação para que sentia vocação.

Participa como jurado em diversos concursos nacionais e internacionais, colabora activamente na promoção e divulgação do vinho e gastronomia nacionais.

Ministra frequentemente cursos de prova de vinhos e comida e pesquisa particularmente os muitos aspectos implicados na harmonização de vinhos com comida.

Minha rica caldeirada

O povo português leva ao peito todo o peixe e marisco que a natureza lhe entrega, para depois processar de mil maneiras, declinando os mais gloriosos pratos segundo receituário simples e…

Prioridade total ao sabor

A harmonização de comida com vinho tem vivido sobretudo de dogmas, a que é mais que tempo de renunciar e ao mesmo tempo urge substanciar racionalmente. Além de novos perfis vínicos…

Legumes, capão e Michelin

Uma súplica para que se pare de oferecer legumes crus e cozinhados no mesmo prato, um repto para que se conheça melhor o capão de Freamunde IGP, e um aplauso aos…

Uma discreta elaboração de acasos

Mexemos, remexemos e buscamos no baú das memórias e dos canhanhos e vamos que todas as criações culinárias são acidentais. Confirma-se tanto nos clássicos franceses como por cá. A globalização do…

Apologia do esclarecimento

Saber o que se come, perceber o que se bebe, percorrer as muitas veredas das harmonizações de comidas com bebidas torna claro sobretudo que depois do muito que já se sabe,…

Dirceu Vianna Junior

Wine Educator

Originário do Brasil, onde estudou engenharia florestal e direito, mudou-se para Londres em 1989, para trabalhar no negócio de vinhos, correndo o todo o mundo vitivinícola ao longo de mais de três décadas.

A paixão pelo tema levou-o a ingressar no Institute of Masters of Wine, e após anos de árduos estudos, alcançou o ambicionado diploma em 2008, tornando-se assim o primeiro (e único, até agora) MW de língua portuguesa.

É consultor e wine educator e escreve em algumas das principais revistas especializadas internacionais.

A Escolha do Mestre: A arte do lote

A criação de um bom lote é obtida através da sobreposição de componentes com atributos únicos usados para melhorar aspectos como cor, frescura, estrutura ou adicionar características específicas de frutas ou…

JOÃO GEIRINHAS

Director de Negócio

João Geirinhas teve a História e o ensino como primeira paixão profissional mas o apelo da escrita e das revistas soou mais alto e, a partir daí, a sua vida mudou e o bichinho ficou.
Foi copywriter, fez comunicação empresarial, foi director comercial mas atingiu o Nirvana quando chegou aos vinhos e à gastronomia.

É daqueles que faz um desvio de muitos quilómetros para não perder um bom restaurante e, ao fim-de-semana, atira-se aos tachos e faz da família a sua cobaia para experiências improváveis.

Na Grandes Escolhas é sócio fundador e Director de Negócio.

Feira de vinhos, para que te quero?

O que faz com que o consumidor se decida por uma marca em detrimento de outra? Para além do apelo do preço, que tem sobretudo maior relevância nos vinhos de entrada…

Vícios à mesa

O serviço de mesa é o calcanhar de Aquiles do negócio dos restaurantes. Outras áreas têm melhorado, mas esta, em muitos casos, está cada vez pior. Entre a arrogância, o desleixo…

O Chefe não estava

O que nos faz decidir na hora de escolher o sitio onde vamos jantar? Localização, orçamento disponível, tipo de cozinha, gosto pessoal são factores usualmente determinantes que condicionam a opção do…

A “minha” Vinalda

A distribuidora Vinalda fez agora 70 anos. Um número bonito, redondo, que evidentemente merece todos os encómios e os mais calorosos parabéns. Um número que é um marco assinalável, sobretudo num…

JOÃO PAULO MARTINS

Crítico de Vinhos

Foi professor, antes de se tornar no mais experiente crítico de vinhos em Portugal, com diversos livros publicados.

Adora cozinhar mas não resiste a um bom pão com manteiga.

O vintage 2017 e o fim das tradições

Finalmente foram quebradas as antigas regras não escritas que determinavam que “Porto Vintage, só três vezes em cada década”. Espera-se que acabem de vez e que não tenha sido apenas um…

A Longa Marcha

Todos esperamos que esta não seja tão longa nem tão atribulada como a do Mao Tsé-Tung… TEXTO João Paulo Martins Tive, há pouco tempo, a oportunidade de provar uns vinhos franceses…

Nos 30 anos de uma aventura

Escrevo esta crónica em Janeiro para ser publicada no mês seguinte. O normal, portanto. Mas em Janeiro comemoro uma data especial. Faz este mês 30 anos que escrevi a minha primeira…

No Médoc foi assim

Se não há amor como o primeiro, não há VINEXPO como a primeira. Foi então que me passeei pelo Médoc e visitei o inimaginável, um mundo de fantasia e sedução que…

Quando os avós mandavam na adega

Saberes antigos, tradições preservadas, ensinamentos transmitidos. Era isso que se esperava dos avós. Há umas décadas, quando as adegas eram santuários e os produtores alquimistas. TEXTO João Paulo Martins A fechadura…

LUÍS ANTUNES

Professor | Investigador em IA

Luis Antunes (Leiria,1967) é professor e investigador em inteligência artificial desde bem antes de estar na moda. Doutorou-se com uma tese sobre decisão num contexto multiagente, e criou e estudou o conceito de permeabilidade entre contextos, na área da simulação social.

Desde 2002 escreve profissionalmente sobre vinhos e gastronomia, neste momento colabora com a Vinho Grandes Escolhas, Inter Magazine e Wine Spectator.

Em 2014 fundou A Lei da Terça, um encontro mensal de enólogos no Douro, que ainda hoje perdura. Escreveu o livro Vinhas Velhas de Portugal (CTT, 2016). Lançou o 7 Mares, o primeiro vermute artesanal português em várias décadas e lançou o vinho Ontem, de uma região fora das DOCs e até agora obscura.

Regressou à escrita de vinhos depois da pandemia, mas tem na gaveta poemas, contos e romances. É sportinguista, tem 4 filhos, gosta de cozinhar, comer chamuças, praticar defesa pessoal e surfar.

O Tempo dos vinhos por Luís Antunes

O vinho é um produto agrícola de ciclo muito longo. Na sua produção, o tempo do vinho, o ciclo da vinha, é um ano. Podemos fazer um zoom-out para percebermos que…

Simplesmente… 2023, por Luís Antunes

Undécima edição deste festival alternativo, que conseguiu, apesar do Covid, não parar de acontecer desde 2013. Ênfase nos vinhos sinceros, na arte e na música ao vivo, com 100 produtores de…

Castas Minoritárias por Luís Antunes

Portugal possui, como é sabido, um património genético vitícola de valor incalculável, em boa parte preservado, graças ao trabalho de entidades como a PORVID e ao esforço individual de muitos produtores.…

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de todas as novidades sobre vinhos, eventos, promoções e muito mais.