O resultado? A criação de uma edição colaborativa limitada de 250 garrafas de cinco litros em parceria com o artista urbano inspirada na íris, símbolo de identidade.
O produtor duriense, fundado pelos enólogos Jorge Alves e Celso Pereira, celebra bodas de prata, com a apresentação de um vinho especial, o Quanta Terra Íris tinto 2019. Cada garrafa é uma peça de arte intervencionada manualmente, com os traços marcantes de um olhar humano, e numerada diretamente sobre o vidro pelo reconhecido artista urbano Alexandre Farto, aka Vhils, com a precisão de um mestre artesão. Trata-se de uma tradução artística entre o vinho e o tempo, em que a fruta, as especiarias e a mineralidade se envolvem num vinho que se quer excelente, como se de uma expressão artística do Douro se tratasse. A chegada ao mercado está marcada para Outubro. Porém, há a possibilidade do seu nome constar na lista de espera através do registo em https://vhils.quantaterradouro.com/.
Distinguido com dois prémios Best of Wine Tourism – Arte e Cultura (2023 e 2025) pelas Great Wine Capitals, o espaço Quanta Terra tem vindo a tornar-se um palco de manifestações culturais, de acesso gratuito, tornando-se um agente cultural do interior, promovendo o diálogo entre vinho, arte e território, e mantendo as portas abertas da antiga destilaria da Casa do Douro a várias formas artísticas, sem descurar “o papel do vinho como motor da economia do território”.