Dia de Monção e Melgaço celebra a origem do Alvarinho

Com o intuito de afirmar um segmento de maior valorização da região dos Vinhos Verdes, o “Dia de Monção e Melgaço – A origem do Alvarinho” é, desde 2017, assinalado a 7 de Junho. Este dia especial vem celebrar a criação do selo de certificação exclusivo da sub-região, que atesta a autenticidade, a origem e a qualidade dos vinhos Alvarinho de Monção e Melgaço.

Com uma área total de 45 mil hectares, que abrange 2085 viticultores, a sub-região de Monção e Melgaço é uma referência de classe mundial na produção de vinhos brancos de excelência, com a casta Alvarinho a representar uma produção na ordem dos 13 milhões de litros, e a área de vinha a aumentar cerca de 50% na última década.

©CVRVV

A expressão e qualidade desta casta em Monção e Melgaço tem vindo, ainda, a atrair players de referência do sector do vinho, também pelo território e a certificação de autenticidade, que assegura um posicionamento Premium nos mercados externos e interno.

“Expressão de um terroir muito particular, o Alvarinho dá origem a vários estilos de vinhos e aguardentes que incorporam características mais vincadas e fiéis ao território que lhe dá origem, assim como à experiência, sabedoria e dedicação dos produtores que dão expressão a mais de 250 marcas presentes no mercado como afirmação da Origem do Alvarinho”, atesta a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM
SIGA-NOS NO FACEBOOK
SIGA-NOS NO LINKEDIN
APP GRANDES ESCOLHAS
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de todas as novidades sobre vinhos, eventos, promoções e muito mais.