O mais importante concurso português de bar, Bartender do Ano, elegeu Pedro Duarte do Wine & Books Hotels Porto como grande vencedor. Pedro Duarte tem 30 anos e é natural de Vila Nova de Gaia.
A final do concurso decorreu no dia 12 de Novembro, no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, município anfitrião da edição de 2023, organizada pela The Bottle Affair. Já a marca Villa Oeiras (Vinho de Carcavelos) foi o patrocinador principal.
Pedro Duarte consagrou-se Bartender do Ano 2023 numa final que contou com a concorrência de André Costa (Four Seasons Ritz Lisbon), Bruno Fernandes (Bistro 100 Maneiras, Lisboa), Luís Costa (Torto, Porto), Tiago Santos (Bairro Alto Hotel, Lisboa) e Vivaldo Queirós (Varandas Cocktail & Wine Bar, Faro). No 2º lugar ficou Luís Costa e o 3º lugar coube a André Costa.
O bartender vencedor apresentou ao júri três das suas criações: Perfect Serve de Villa Oeiras Superior 15 Anos, harmonizado com um macaron de abóbora e beterraba; Cracavellos” (Cocktail Villa Oeiras) e “Desobediência Artística” (Cocktail Artístico).
“Ganhar o Bartender do Ano significa muito para mim. É a concretização de um objectivo pessoal. Uma competição que tem uma tradição de vencedores únicos e daqui para a frente só me resta valorizar este nome para que a indústria de bar continue a crescer”, afirmou Pedro Duarte.
O júri presente na final foi constituído por Wilson Pires (Verso Cocktails e Presidente do Júri), Constança Cordeiro (Toca da Raposa e Uni), Fernão Gonçalves (Plateform) e Marcella Ghirelli (Cella). Foram ainda convidados a avaliar a prestação dos finalistas, Noah Zagalo, artista plástico responsável pela criação do troféu e Alexandre Lisboa, coordenador técnico do projecto da Vinha e do Vinho de Carcavelos Villa Oeiras.
“Desde 2014, a iniciativa celebra a coquetelaria portuguesa e contribui activamente para a sinalização e valorização dos seus profissionais. Para além de uma saudável competição, assume-se como uma plataforma de aprendizagem e de desenvolvimento para que os profissionais de bar possam aprender, partilhar e evoluir. Os concorrentes têm no concurso uma oportunidade de demonstrar as suas competências junto dos seus pares, naquele que pode significar um ponto de viragem no seu percurso profissional. Anteriores vencedores como Wilson Pires, Carlos Santiago, Jaime Montgomery, Daniel Carvalho e Luís António viram as suas carreiras impulsionadas pela conquista do título de Bartender do Ano”, explicam os organizadores.