A revista internacional World Finance distinguiu a empresa portuguesa nas categorias de “Melhor Empresa na Redução de Carbono na Indústria de Produtos Vínicos” e “Empresa Mais Sustentável na Indústria dos Produtos Vínicos”, respectivamente, nos World Finance Carbon Awards 2024 e nos World Finance Sustainability Awards 2025.
Este duplo reconhecimento provém do alinhamento da consolidação da posição da Corticeira Amorim no âmbito da sustentabilidade em todas as suas operações, gerando um impacto real nos domínios ambiental, social e económico. De acordo com a revista World Finance, no primeiro caso, a empresa nacional lidera as tendências de descarbonização, graças à redução do impacto nas pessoas e no planeta, realidade alicerçada na introdução de tecnologias inovadoras e avançadas, que permitem o combate às emissões de CO2, capturando-as, armazenando-as, removendo-as e evitando-as.
Em relação ao segundo prémio, que tem vindo a conquistar desde 2019, a Corticeira Amorim destaca-se no contexto do cumprimento das exigências regulatórias, através da implementação de novos padrões em matéria de responsabilidade climática, equidade social e inovação sustentável.
De um modo geral, a Corticeira Amorim é enaltecida pelo avanço significativo no combate à redução das emissões de carbono e pelo papel ativo na preservação e no desenvolvimento sustentável dos montados, preservando, a longo prazo, o ecossistema e a biodiversidade. Este compromisso reflete o aumento da utilização de energia renovável controlada, que atingiu 68,3%, a par com o investimento no reforço de fontes de energia limpa e a contínua aposta em operações que reduzam as emissões de CO2.