Chama-se Vasile Grebencea. É natural da Moldávia, escanção e proprietário do Dogma Wine Bar, na “Invicta”. Eis o vencedor da primeira edição portuguesa do concurso Master of Port e o 25º a nível mundial, que decorreu no Palácio da Bolsa, na cidade do Porto. Com esta distinção, passa a assumir o papel de embaixador do Vinho do Porto, representando e promovendo este símbolo nacional junto de consumidores, profissionais e mercados internacionais. Quanto ao currículo, consta que Vasile Grebencea faz parte da Associação de Escanções de Portugal (AEP) e é bacharel em Marketing, passou por casas de referência, como a Portologia – La Maison des Porto (Porto), o Bahr & Terrace (Lisboa), a Lisbon Winery (Lisboa) – e, paralelamente, colabora como tradutor oficial da winemaster.tv. O pódio desta edição ficou completo com Maria Pinto, em 2º lugar, e Luís Carreira, a ocupar a 3ª posição.
De acordo com Tiago Paula, Presidente da Associação dos Escanções de Portugal (AEP), “esta estreia em Portugal é um marco histórico para a profissão de escanção e para a valorização do Vinho do Porto. É o reconhecimento do trabalho, dedicação e conhecimento dos profissionais portugueses, que hoje se afirmam ao mais alto nível.”
O Master of Port, criado em França, em 1988, consiste na única competição mundial inteiramente dedicada a uma denominação de origem protegida, o Vinho do Porto. No decorrer do concurso, os participantes são avaliados através de provas teóricas e práticas, que testaram o conhecimento sobre produção, história, marcas, colheitas, harmonizações e serviço deste tipo de vinho. O Master of Port Portugal é uma organização conjunta do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) e da AEP, entidades que partilham o objetivo comum de promover o conhecimento, a excelência e a valorização da cultura do Vinho do Porto.