Com o Inventário de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) para 2024 aprovado por parte da Comissão de Revisão do Inventário da International Wineries for Climate Action (IWCA), a Herdade dos Grous obteve estatuto de Gold Member da referida entidade. O reconhecimento advém do compromisso desta propriedade vitivinícola localizada em Albernoa, no distrito de Beja, Alentejo, em contribuir para o abrandamento das alterações climáticas através da redução das emissões de CO2 e reduzir o impacto ambiental. Neste contexto, são de salientar as práticas de agricultura regenerativa, que fomentam a comunhão entre a agricultura e a natureza, e favorecem a saúde do solo, bem como a produção de energia renovável, que representou mais de 20% do consumo total, atingiu os 60% em 2024.
Todo este trabalho realizado em torno da medição e da gestão das emissões, tanto na vinha, como na adega, decorre desde 2018, com o auxílio de uma calculadora de GEE desenvolvida pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em colaboração com o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA).
Segundo Luís Duarte, Gerente e Director de Enologia da Herdade dos Grous, “estamos comprometidos em moldar um futuro onde a sustentabilidade está na vanguarda de cada garrafa. O nosso manifesto é uma declaração dos nossos valores comuns, da nossa missão e da nossa dedicação inabalável em fazer a diferença e impactar positivamente as pessoas e as regiões, através dos nossos vinhos.”



