CHARUTOS: Os puros e o Porto

O consumo de charutos interessa a muitos e desagrada a outros tantos. Por isso, um bom fumador sabe que não deve partilhar o seu prazer em ambientes onde nem todos os presentes aceitam aqueles aromas. Tudo melhora quando se juntam muitos, na mesma sala, e todos têm o puro nas mãos. Foi o caso no XI Encontro Habanos Day, um evento que já não se realizava desde 2019. Esteve presente o embaixador de Cuba, patrocinador do evento, que relembrou aos presentes que o cultivo do tabaco começou há cinco séculos e que os puros são o verdadeiro ex-libris da ilha.

Muitos fumadores de charutos são também apreciadores de destilados. Nesta grande família encontramos “charutadores” com gostos por vezes muito específicos: para alguns nada bate um whisky de malte com um puro, outros conheci que se deliciavam com uma boa aguardente velha, fosse ela um Cognac, um Armagnac ou uma aguardente portuguesa de qualidade. Neste capítulo, temos muitas aguardentes (e por vezes a preços de saldo), que se batem com as melhores aguardentes estrangeiras. Menos habitual é encontrar apreciadores de puros que acompanhem o prazer do fumo com um vinho do Porto. Já em tempos organizei uma prova desse tipo, todos com o mesmo modelo de charuto. Ao mesmo tempo, foram-se provando destilados e generosos em sequência, incluindo um Porto Colheita bem velho, de finais dos anos 50. Para surpresa geral, ainda que nenhum dos presentes tivesse tido experiência idêntica, o Porto saiu claramente vencedor da contenda.

A Sandeman – empresa de vinho do Porto que integra o grupo Sogrape – foi uma das patrocinadoras do evento. Lá estava bem visível a figura do Don, o homem da capa negra, imagem de marca da empresa, criada em 1928. A Sandeman reclama também para si o ter sido a primeira empresa a ter um ecrã publicitário luminoso na rua (1921). Hoje, está presente em 75 mercados.

Será que liga bem?

A prova dos charutos com a casa Sandeman desenrolou-se em três momentos. A Grandes Escolhas foi convidada a estar presente e apenas participámos no primeiro desses três momentos, precisamente no que tratava do Porto Sandeman e da ligação do Vinho do Porto com o charuto. Para o efeito, esteve presente o brand ambassador da Sandeman, David Faísca, que explicou os diversos tipos de Porto dentro das duas famílias de rubis e tawnies.

Enquanto decorria a explicação sobre o Porto Sandeman, apoiada em material fotográfico projectado em ecrã, as 120 pessoas presentes na sala entretinham-se a fumar o primeiro charuto fornecido para o efeito, um modelo da marca Trinidad. Não é fácil estar numa sala com tanta gente a fumar ao mesmo tempo, mas a verdade é que, para aqueles apreciadores e apreciadoras, isso era assunto de somenos. Todos estavam interessados em tentar acertar no quizz que ia sendo anunciado e que tinha como prémio uma garrafa de Sandeman. Dos tawnies provou-se Sandeman 10, 20 e 30 anos; o perfil Tawny parece reunir mais consenso quanto à boa ligação com o charuto; os rubis são mais agressivos, mas, ainda assim, não deixam de ter adeptos. O ambiente de frutos secos, de notas de mel, figos e fruta em calda são tudo ingredientes que casam bem com o charuto que, de resto, tem da folha de tabaco um descritor, por vezes, usado na apreciação de vinhos.

O segundo momento, a que já não assistimos, prendia-se com a ligação com brandy de Xerez e aí seria um outro o charuto fumado. E para terminar em ambiente de festa, houve um concurso para ver quem conseguia manter a cinza mais longa, sem cair. É mais difícil do que parece e é seguramente bem divertido. Recordo que também os apreciadores de cachimbo têm concursos igualmente divertidos.

Este não é, nem pretende ser, um festival de Habanos como o que se desenrola em Cuba, mas alegra os consumidores, cada vez mais preocupados com os preços elevadíssimos dos charutos cubanos e da precariedade da oferta. Todos acreditam que melhores dias virão.

(Artigo publicado na edição de Dezembro de 2025)

 

 

SIGA-NOS NO INSTAGRAM
SIGA-NOS NO FACEBOOK
SIGA-NOS NO LINKEDIN
APP GRANDES ESCOLHAS
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de todas as novidades sobre vinhos, eventos, promoções e muito mais.