Chama-se Esquive e é um produto fitossanitário biológico, autorizado em agricultura biológica, que consiste na solução mais eficaz para controlar as doenças do lenho da vinha. Foi lançado pela Idai Nature, que reuniu mais de 100 especialistas de viticultura, em dois eventos, um a norte e outro a sul.
“Trata-se duma solução capaz de reduzir a mortalidade da vinha provocada pelas doenças do lenho, graças à Trichoderma atroviride l-1237”, esclarece a empresa em comunicado. “Estas doenças, o BDA, a eutipiose e, especialmente a esca, por muitos considerada a ‘filoxera dos tempos modernos’, para além do efeito negativo na quantidade e qualidade da produção, são responsáveis pela morte das plantas, dizimando os vinhedos e, com particular e preocupante incidência, os mais jovens.”
Por tudo isto e não só, os eventos contaram com a presença de técnicos das principais empresas vitivinícolas das principais regiões vitivinícolas, para além de viveiros, associações de viticultores, universidades e dos Serviços Oficiais. Para além da apresentação do Esquive, o evento contou com uma excelente apresentação por parte do Julian Palacios, um viticultor, agrónomo e cuidador de vinhas, que fez um olhar sobre o passado relativamente à poda e condução das vinhas em harmonia com as cepas.