Faleceu João Carvalho Ghira

Nome sonante no panorama vínico nacional, João Carvalho Ghira teve uma vida profissional cheia: assumiu cargos como a presidência do Instituto da Vinha e do Vinho (de 1987 a 1992) e, antes de se reformar, a presidência da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa (até 2010).

Toda a sua vida esteve ligada ao campo. Depois de se formar no Instituto Superior de Agronomia, João Carvalho Ghira trabalhou na Estação Vitivinícola Nacional, em Dois Portos, começando em 1972. Mais tarde, nos anos 80, assumiu vários cargos públicos governamentais, sempre ligado à agricultura.

No seu percurso apanhou dossiers importantes como a adesão à CEE e o lançamento das Denominações de Origem; ou, num período mais recente, a mudança do nome da região a norte da capital de Estremadura para Lisboa.

Homem de trato fino e simpatia contagiante, João Carvalho Ghira estava aposentado, mas longe de estar parado. Era conhecida a sua paixão pelo coleccionismo, como canecas, selos de temática de vinha e vinho, postais ilustrados relacionados

com o vinho, e moedas. João Carvalho Ghira deixou-nos ontem à noite, dia 24 de Janeiro.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM
SIGA-NOS NO FACEBOOK
SIGA-NOS NO LINKEDIN
APP GRANDES ESCOLHAS
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de todas as novidades sobre vinhos, eventos, promoções e muito mais.