Vinhos de Portugal estiveram em grande no Brasil

Mais de 600 vinhos portugueses e cerca de 80 produtores estiveram no Rio de Janeiro (6ª edição) e em São Paulo (3ª edição), de 31 de Maio a 9 de Junho, em duas mostras que já solidificaram o seu nome por todo o Brasil. Patrocinados pela ViniPortugal, em parceria com o Público e a Globo, estes eventos tiveram, além de todos estes vinhos à prova, sessões de vinhos especiais, cursos e harmonizações, tudo orientado por especialistas de várias nacionalidades.

Uma das novidades deste ano, no Rio de Janeiro, foi a possibilidade que o público teve de provar o icónico Pêra-Manca, com a presença no enólogo Pedro Baptista, da Fundação Eugénio de Almeida, numa prova vertical de quatro vinhos orientada pelo brasileiro Jorge Lucki. Já em São Paulo, provou-se o Barca Velha, juntamente com o seu enólogo Luís Sottomayor, numa prova conduzida pelo jornalista Manuel Carvalho.

O programa de actividades incluiu, ainda, provas especiais guiadas por Dirceu Vianna Júnior, o único Master of Wine de língua portuguesa; o “Curso de Introdução aos Vinhos de Portugal”, ministrado por Luís Lopes, no Rio de Janeiro, e por Manuel Carvalho, em São Paulo; e as provas temáticas “Vinhos inesquecíveis do Alentejo”, “Vinhos de Talha” e “Grandes Vinhos do Douro”.

Vinhos de Portugal no RIo
Luís Lopes, director da Grandes Escolhas, ministrou várias masterclasses.

A promoção dos eventos “Vinhos Portugueses no Rio e em São Paulo” responde à aposta da ViniPortugal, materializada no Plano Sectorial de Marketing e Promoção para 2019, de apostar no mercado brasileiro, um dos principais destinos de exportação, bem como de dinamizar mais eventos para consumidores para dar a conhecer a qualidade e diversidade dos vinhos portugueses em mercados estratégicos para a marca “Wines of Portugal”. Em 2018 os vinhos portugueses tiveram um desempenho muito positivo neste mercado, com um crescimento de 16,4% em valor e um aumento de 10,7% no preço médio em 2018 face a 2017, o que consubstancia a melhor performance no top-10 dos principais mercados de destino dos vinhos portugueses. O Brasil, conjuntamente com os Estados Unidos da América, Canadá e China são apostas dos vinhos portugueses para 2019. Estes mercados representam 60% do valor destinado à promoção internacional, que totaliza 14 milhões de euros, dos quais cerca de 6,5 milhões de euros cabem à ViniPortugal.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM
SIGA-NOS NO FACEBOOK
SIGA-NOS NO LINKEDIN
APP GRANDES ESCOLHAS
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de todas as novidades sobre vinhos, eventos, promoções e muito mais.