Apesar de estarem certamente a ser atingidos pela crise resultante da pandemia, mais dois grandes produtores vínicos decidiram meter mãos à obra e dar uma ajuda a quem está a lutar diariamente contra a doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2.
Um dos produtores é a CARMIM, a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, o maior produtor de vinho do Alentejo. A empresa já iniciou a entrega de gel desinfectante pelas instituições do concelho de Reguengos de Monsaraz. O gel foi produzido para colmatar a falta deste produto a nível local, bem como para uso interno, tendo sido elaborado com base em etanol destilado na CARMIM. Para o Presidente do Conselho de Administração da CARMIM, Miguel Feijão: “É um dever cívico colaborar com tudo o que estiver ao nosso alcance; no início da pandemia já tínhamos distribuído kits de protecção individual”.
O outro caso é a Sogevinus, do Douro. A empresa que tem marcas como Cálem, Kopke, Barros e Burmester decidiu doar 3.500 litros de aguardente a 77%, que se irão converter em cerca de 3.850 litros de gel desinfectante, destinados a todos os hospitais do Norte do país. A acção partiu de um desafio da AEVP (Associação das Empresas de Vinho do Porto), que pretende entregar gratuitamente 55.000 litros de gel desinfectante para todas as unidades hospitalares do Norte de Portugal.
O gel desinfectante, composto por aguardente vínica, glicerina e água, já foi aprovado pelo Infarmed, e está já a ser distribuído por diversos hospitais entre os quais o Centro Hospitalar de S. João no Porto, Hospital de Vila Nova de Gaia, Hospital de Braga, Hospital de Trás os Montes e Alto Douro, Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, entre outras unidades que estão todos os dias na linha da frente e que lutam para menorizar os efeitos da pandemia da COVID-19.