Home-SliderNotíciaNotícias

Adega Cooperativa de Vidigueira descobre adega centenária nas suas instalações

By 19 de Novembro, 2020 Sem comentários

Ao recuperar o espaço da sua loja de vinhos, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) descobriu uma adega do século XVIII. Durante estes trabalhos de remodelação, surgiram estruturas antigas, com várias fases de construção. Como seria de esperar, a ACVCA optou por alterar o sentido original da decoração e deixar à vista a estrutura desta adega centenária.

José Miguel de Almeida, administrador, refere: “A Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito está sediada junto da zona nobre e de primeira ocupação da vila de Vidigueira. De facto, não esperávamos que o edifício contíguo à Loja da Adega albergasse uma construção antiga com estas características, o que só vem dignificar esta Adega e a região”.

Em comunicado, a ACVCA descortina ainda: “Após investigação, concluiu-se que esta rua foi ocupada por um número significativo de pessoas no início do séc. XVIII, como uma zona de expansão recente da vila de Vidigueira. Assume-se que terá origens bem mais antigas, entre os finais do séc. XVII e meados do séc. XVIII a contar pelas várias fases de construção que se encontraram”.

A Adega Velha, aberta ao público, pretende ser um complemento da Casa das Talhas, o espaço de enoturismo da Adega, cujo foco é o vinho de talha e toda a sua abrangência história e cultural.

Escreva um comentário