A Enartis, multinacional italiana pertencente ao Grupo Esseco e player no sector das bebidas alcoólicas e produtos e serviços vitivinícolas, concretizou a aquisição maioritária da WATGRID, conhecida no mercado como WINEGRID, uma inovadora empresa portuguesa especializada em tecnologia de monitorização da produção de vinho por meio de sensores.
A transação posiciona a Enartis, segundo a própria, como líder na digitalização e automatização de adegas modernas, alinhada com a sua oferta de produtos enológicos. Samuele Benelli, director geral da da empresa, destaca que a aquisição da WINEGRID é um marco crucial na evolução da Enartis, fortalecendo a sua presença global na indústria vitivinícola. Benelli salienta, ainda, que a oferta integrada resultante proporcionará aos clientes uma gama ainda mais abrangente e inovadora de produtos e serviços.
A tecnologia desenvolvida pela WINEGRID baseia-se em sensores inteligentes aplicados a diversas fases da produção de vinho, nomeadamente durante a fermentação. Estes sensores colectam dados em tempo real sobre o progresso da fermentação e outros parâmetros essenciais. Inteligência artificial e algoritmos avançados processam estes dados num sistema de informação proprietário numa plataforma SaaS (Software as a Service), fornecendo informações cruciais aos produtores sobre a fermentação e o afinamento do vinho. Isto ajuda a “tomar decisões de forma rápida e predictiva e a reduzir os custos de produção”, atesta a Enartis.