Home-SliderNotíciaNotícias

Almoço-tertúlia “Do Reino a Coimbra” volta já este fim-de-semana

By 22 Janeiro, 2020 Sem comentários

Será já no próximo sábado, dia 25 de Janeiro, que se realizará a segunda edição do “Do Reino a Coimbra”, ciclo de almoços tertúlia dedicados à cozinha das várias regiões do país, em harmonização com vinhos da Bairrada (e mais alguns). A organização cabe à magazine digital “A Lei do Vinho”, de Miguel Ferreira, numa parceria com o restaurante anfitrião, Cordel Maneirista (na foto), em Santa Clara, Coimbra.

Esta segunda edição será dedicada à abordagem da gastronomia duriense pela pena de Miguel Torga, escritor que teve Coimbra como lar durante muitos anos, aí se dedicando não apenas à escrita, mas também ao exercício da Medicina.

As convidadas especiais serão a historiadora Dina Ferreira de Sousa, autora da obra “Sabores da Mesa na Obra de Miguel Torga”, um livro factual e sentido, com deliciosas abordagens e detalhes da cozinha portuguesa resultantes da sua investigação literária e gastronómica, e a professora Fátima Flores, filha de uma das grandes referências da enologia nacional da segunda metade do século XX, Martins da Costa, e sócia das mais antigas caves em actividade na região da Bairrada, as Caves São João. Dela teremos não só o testemunho histórico sobre as empresas vitivinícolas mais clássicas da região, como também o relato íntimo das tertúlias familiares à mesa com Miguel Torga, grande curioso sobre os vinhos da Bairrada.

O almoço tertúlia será dividido em cinco momentos: “A Chegada”, “O Farnel de Caça e Mata-Bicho”, “A Espera”, “A Aproximação” e “A Montaria”, num retrato da caça e dos pratos durienses igualmente associados àquela actividade.

Nos vinhos, estarão representados sete reconhecidos produtores bairradinos – Adega de Cantanhede, Casa de Saima, Caves Messias, Caves da Montanha, Caves São João, Caves Primavera e Quinta dos Abibes – com espumantes, vinhos brancos, tintos e licorosos.

O almoço terá um custo de €37,50 e as inscrições podem ser feitas através dos mails geral@aleidovinho.com ou cordelmaneirista@gmail.com

Escreva um comentário