VI Concurso Internacional Albariños al Mundo
Os maiores premiados portugueses no VI Concurso Internacional Albariños al Mundo, em Dublin

Já se celebrou o VI Concurso Internacional Albariños al Mundo, este ano realizado na capital da Irlanda, em Dublin. O vinho Deu La Deu Alvarinho Reserva 2015, da Adega Cooperativa de Monção, foi o Alvarinho português melhor classificado, conseguindo a medalha mais cobiçada, o ‘Gran Albariño de Oro’, atribuída apenas a vinhos com mais de 92 pontos de classificação. Um outro produto de Alvarinho, a aguardente bagaceira Dona Paterna XO, do produtor Carlos Alberto Codesso, levou igual medalha.

Na sua maioria, as medalhas foram para vinhos espanhóis, que conseguiram 5 dos 7 ‘Gran Albariño de Oro’ e 17 dos 23 ‘Albariño de Oro’, prémios atribuídos a vinhos com pontuação entre 88 e 92 pontos. À excepção de um vinho francês, os Alvarinhos portugueses levaram o resto destas medalhas, incluindo mais uma aguardente. A organização não divulgou a lista dos não premiados e por isso ficamos sem saber quais e quantos foram os outros vinhos portugueses presentes.

A prova foi mais uma vez organizada pela Unión Española de Catadores e é considerada a “a maior montra internacional da casta Alvarinho”. Os provadores foram maioritariamente recrutados na própria Irlanda, integrando sommeliers, jornalistas especializados, consultores vínicos e responsáveis de compras de vinho. Entraram cerca de uma centena de vinhos, todos da casta Alvarinho. Só por curiosidade, o leque de volume de produção entre os premiados oscilou entre as 2.317 e as 360.000 garrafas. Os anos de colheita oscilavam entre 2011 e 2017. Os preços, entre 5 euros e os 23 euros. A lista completa dos prémios pode ser consultada no site http://www.albarinosalmundo.com/

Os premiados portugueses
Gran Albariño de Oro
Deu La Deu Alvarinho Reserva 2015 (Adega Cooperativa de Monção)
Dona Paterna Aguardente Bagaceira XO (Carlos Alberto Codesso)
Albariño de Oro
Dona Paterna Aguardente Bagaceira (Carlos Alberto Codesso)
João Portugal Ramos Alvarinho 2016 (J. Portugal Ramos Vinhos)
Quinta do Ermízio Vinha da Bouça 2016 (Almeida Monteiro)
Deu La Deu Premium Alvarinho 2015 (Adega Cooperativa de Monção)
Dom Ponciano Alvarinho 2016 (RE Vinhos e Derivados)
Soalheiro Alvarinho Reserva 2016 (Vinusoalleirus)

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here