NotíciaNotícias

Amphora Wine Day bate recordes na quarta edição

By 25 de Novembro, 2022 Sem comentários

Com cinco dezenas de produtores e mil e quinhentos visitantes, a quarta edição, de 2022, do Amphora Wine Day, evento anual organizado pela Herdade do Rocim, em Cuba, foi a mais concorrida de sempre. Sábado, 12 de novembro foi um dia dedicado por inteiro ao vinho de talha (o qual, já agora, ambiciona ser património imaterial da Humanidade pela UNESCO) assinalando uma tradição com mais de 2 mil anos. O Amphora Wine Day contou, este ano, com mais produtores, entre nacionais e estrangeiros, e com um programa alargado que teve como grande novidade as “Amphora Wine Talks”, lideradas pelo especialista de vinhos e director da Grandes Escolhas, Luís Lopes.  Embora seja ainda um vinho de nicho (representa só 0,1 por cento da produção de vinho alentejano – a CVR regional estima uma produção anual de 180 mil litros), a tendência tem sido de crescimento, principalmente em países como Japão, Norte da Europa e Brasil. 

“Acredito que os vinhos de talha ainda têm muito para crescer! Para a Herdade do Rocim, os vinhos de talha foram um momento de viragem para a marca. Começamos a engarrafar em 2012, embora na Herdade sempre fizesse vinho de talha não era para venda. Hoje, somos 23 produtores certificados e muitos mais que o fazem sem estarem certificados, Acredito, por isso, que estamos só a começar e que este vinho ainda tem muito mercado para conquistar”, adianta Pedro Ribeiro, enólogo e administrador da Herdade do Rocim.

Quando o projecto Amphora Wine Day nasceu, em 2018, os seus organizadores tinham em mente “apenas” assinalar a tradição do vinho de talha, abrir as portas aos interessados e celebrar o momento da abertura das ânforas. A dado momento do processo, resolveram lançar o desafio a vários produtores locais para se juntarem no evento. O resultado excedeu em muito as expectativas. “Admito que não pensava, nessa altura, e com uma pandemia pelo meio, que o Amphora Wine Day passasse a ter esta projecção e receptividade”, diz Pedro Ribeiro.  “Com este crescimento aumenta a responsabilidade e a quinta edição já está a ser preparada sendo certo que não vai desiludir”, promete.

Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no LinkedIn

Escreva um comentário