No passado dia 17 de Outubro, a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) realizou a II edição do Algarve Wine Session. O evento reuniu 25 produtores e contou com a presença de mais de uma centena de visitantes, no Hilton Vilamoura, que acolheu profissionais da indústria e do canal horeca, e público em geral.
No âmbito deste encontro, teve lugar uma palestra sob o tema “Raízes Regenerativas: Inovação e Sustentabilidade na Viticultura Algarvia”, as quais têm conquistado cada vez mais produtores da região. O programa incluiu a masterclass “Alma do Algarve: Vinhos e Gastronomia” conduzida pelo escanção Miguel Martins, em que a harmonização de vinhos algarvios foi acompanhada por pratos típicos deste território. Já os diferentes terroirs deste território vitivinícola foram explorados por Gilmar Brito, especialista em vinhos e formador certificado, no âmbito da prova “Entre Barrocal e Mar: Os Vinhos do Algarve”. Ambos os momentos proporcionaram uma viagem sensorial pelo universo dos vinhos algarvios, bem como os sabores da gastronomia local.
Sobre o evento, centrado na tradição vitivinícola e no reforço do sector enoturístico, Sara Silva, Presidente da CVA, declara “o Algarve Wine Session é uma iniciativa que reforça o compromisso da Comissão Vitivinícola do Algarve em promover a qualidade, a autenticidade e a sustentabilidade dos vinhos da região. Pretendemos aproximar o público dos produtores e valorizar o enoturismo como um pilar essencial do desenvolvimento do território”, que continua a afirmar-se com a exclusividade da casta Negra Mole.


