Bastardinho de Azeitão: de chorar por mais

TEXTO: João Geirinhas

boas e más noticias a contar a propósito do relançamento – agora com uma embalagem luxuosa a condizer – por parte da José Maria da Fonseca do célebre Bastardinho de Azeitão. Na verdade, e em rigor, não se trata propriamente de uma novidade porque o vinho foi existindo e connosco convivendo, com a parcimónia devida, é certo, pelo menos nas ultimas décadas. Mas este era um fim há muito anunciado.

A última vindima das velhas cepas de Trousseau (Bastardo) com mais de 90 anos que foram arrancadas em 1983 por força da pressão urbanística na margem sul do Tejo, deixou perceber que este era um tesouro em extinção. O produtor foi assim gerindo a colocação deste generoso no mercado, doseando sabiamente a composição dos lotes de forma a manter uma identidade muito própria que lhe fez fama e justo proveito. Começou por ser o 25 Anos e depois, com a introdução dos últimos vinhos, o Bastardinho 20 Anos. À medida que as bases iam ficando mais velhas, a capacidade da garrafa diminuía e os rótulos davam conta deste passar do tempo inexorável: esteve aí, até há pouco, o 30 Anos. Não sendo possível manter indefinidamente o mesmo perfil, decidiu-se avançar agora para o 40 Anos, fazendo ou último lote com ou resto que havia nos cascos da casa. E o que havia eram na verdade vinhos sublimes em que o mais novo tinha 40 anos e os mais antigos cerca de 80. Pôs-se então um dilema aos responsáveis da José Maria da Fonseca. Que fazer então com os últimos 2.300 litros dessa ambrósia divina? E a resposta foi feliz: se é para acabar, que se acabe em grande e em beleza!

Nasceu assim esta edição de luxo, finalmente com a roupagem apropriada à raridade e exclusividade devida de um vinho que por muito que se lamente não voltará a nascer. Degustá-lo é uma experiência marcante e a boa notícia é que ele está agora disponível para qualquer enófilo sem mais restrições que ou conforto da nossa carteira nos permita gastar os €250 pelos 500ml. A má notícia é que não voltará a haver um vinho assim!

SIGA-NOS NO INSTAGRAM
SIGA-NOS NO FACEBOOK
SIGA-NOS NO LINKEDIN
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de todas as novidades sobre vinhos, eventos, promoções e muito mais.