Home-SliderNotíciaNotíciasNotícias Vinho

Carbon: Conheça o champagne dos pódios da Fórmula 1

TEXTO Mariana Lopes

Já é tradição que os pilotos de Fórmula 1 façam repuxos e se banhem em champagne nos pódios dos Grandes Prémios. Mas, tal como muitos outros momentos associados a grandes acontecimentos, há pormenores que podem passar despercebidos para os olhos menos atentos e, em simultâneo, representar parcerias ou negócios milionários. É o caso da marca das bolhinhas francesas que estão por trás destas efusivas celebrações: a Champagne Carbon.

Nascida já no século XXI, pelas mãos de Alexandre Mea – herdeiro de cinco gerações de produtores da família Devavry – esta casa de Champagne, que combina alta tecnologia com métodos tradicionais, surgiu precisamente por inspiração na Fórmula 1, e também por isso recebeu o nome “Carbon”. Feitas à mão, todas as garrafas deste produtor são de fibra de carbono, material frequentemente utilizado na construção de automóveis e em outros tipos de veículos. Adicionalmente, cada exemplar vem embrulhado num pano de carbono, num processo que, segundo a empresa, demorou quatro anos a aperfeiçoar e que requer uma semana, e 21 passos muito precisos, por garrafa.

Talvez por isto, embora não se saiba bem se nasceu primeiro “o ovo ou a galinha”, seja a marca que em 2017 substituiu a Moët & Chandon no fornecimento de garrafas para o pódio das provas de Fórmula 1, estendendo em 2018 o acordo milionário por mais três anos. Falamos de exemplares personalizados e decorados para cada “Grand Prix”, contendo um champagne Bruto, com seis anos de estágio, das castas tradicionais da região: Chardonnay, Pinot Noir e Meunier.

A garrafa de Carbon Podium Edition que homens como Lewis Hamilton, Max Verstappen, Charles Leclerc ou Valtteri Bottas já tiveram o prazer de “desperdiçar” em banhos fervorosos tem, normalmente, três litros (uma “Jéroboam”, nome oficial das garrafas com esta capacidade), e um preço médio de 1250 euros. Já a “Mathusalem” (seis litros), chega aos 8 mil euros. Individualmente e também em packs, podem ser adquiridas na loja online do produtor. Outra curiosidade é o facto de, quando utilizadas nos pódios, estas garrafas terem uma action camera montada no gargalo para que o momento fique registado.

Veja o vídeo:

Escreva um comentário