A Casa Américo Wines lançou recentemente, no mercado, o seu primeiro vinhos com a certificação resíduo zero pela ZERYA®, o Vinha dos Púcaros Touriga Nacional Resíduo Zero, após ter alcançado a primeira certificação ibérica Resíduo Zero, pela mesma entidade, para a vinha da Quinta do Paço na Serra da Estrela.
A certificação foi o resultado do trabalho das equipas de viticultura e enologia da empresa, lideradas por Luís Sousa e Pedro Pereira, respectivamente, que selecionaram um lote de Touriga Nacional para primeiro vinho resíduo zero da empresa, da vinha da Quinta do Paço
Na Casa Américo Wines todas as vinhas são geridas segundo o método de produção integrada, complementado, na produção deste primeiro vinho, por formas adequadas ao desenvolvimento das plantas que garantem que as uvas têm zero resíduos de pesticidas (abaixo de 0.01 mg/kg). Isso contribui para que a fauna e flora indígena da vinha que lhes dá origem se desenvolva mais, incluindo as leveduras essenciais à vinificação. “A enologia tem de entender bem as uvas para transpor, para o vinho, todas as características que o resíduo zero transmite lhes transmite”, realça Pedro Pereira.
Na adega, para além do processos que garantam a expressão do carácter e da qualidade potencial destas uvas, a produção de vinho com zero pesticidas obriga a serem seguidos procedimentos operacionais para não haver qualquer contaminação.
Para manter o equilíbrio entre a procura da sustentabilidade do seu ciclo produtivo e os valores da marca, a Casa Américo optou também por engarrafar o vinho numa embalagem leve, de 440 gramas, retirar os acabamentos em ouro do rótulo e reforçar o seu aspeto táctil com uma textura pronunciada que o torna multissensorial.