Home-SliderNotíciaNotícias

Castas Escondidas é o novo tinto da Casa Ferreirinha

By 19 de Julho, 2021 Sem comentários

Pegar em castas do Douro escondidas pelo tempo, menos conhecidas, algumas em vias de extinção, e fazer um vinho muito especial, que mostra o seu potencial. Este foi o objectivo da Casa Ferreirinha ao criar o Castas Escondidas tinto 2018 (p.v.p. €29), um vinho que se insere na aposta da marca no lançamento de “especialidades”.

Mas que castas esconde, então, este tinto? São variedades cultivadas no Douro há muitas gerações, como Touriga-Fêmea, Tinta Francisca, Bastardo ou Marufo, coadjuvadas no blend por Tinta Amarela, Tinto Cão, Touriga Nacional, Touriga Francesa e vinha velha. Esta combinação invulgar resulta, assim num vinho original que não descura o carácter da região.

Luís Sottomayor, enólogo responsável pelos vinhos Douro da Sogrape, explica: “Casa Ferreirinha Castas Escondidas foi pensado para dar palco a castas habitualmente utilizadas em lotes de vinho do Porto, mas raramente exploradas, e que resultam numa combinação perfeita com outras variedades mais conhecidas. A pequena percentagem de uvas colhidas em vinhas velhas confere características ainda mais especiais ao lote final”.

Casa Ferreirinha Castas Escondidas Tinto 2018 estagiou durante 18 meses em barricas usadas de carvalho francês e, segundo a Sogrape, “está pronto para prova, embora a recomendação seja guardar, já que beneficiará com três a cinco anos de estágio em garrafa”.

Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no LinkedIn

Escreva um comentário