Home-SliderNotíciaNotícias

Chefs portugueses criam receitas para aproveitar sobras do Natal

By 22 de Dezembro, 2020 Sem comentários

Tia Cátia, José Avillez, Kiko Martins e Rui Paula são os Chefs portugueses que estão Unidos Contra o Desperdício, movimento que tem como objectivo reaproveitar a ceia de Natal para fazer novos pratos, evitando assim que a comida acabe no lixo.

Tendo em conta que, em média, ⅓ das refeições natalícias são desperdiçadas, cada um destes Chefs criou uma receita criativa e fácil, para transformar as sobras da quadra em algo novo.

A açorda de bacalhau é explicada de forma muito simples pelo Chef Rui Paula. Igualmente simples é o Strudle de Bacalhau e Couve com Chouriço da autoria do Chef José Avillez. Os Croquetes de Leitão da Tia Cátia apresentam um toque de inovação e para finalizar o Bread Puddin de “Bolo Rei” do Chef Kiko introduz uma solução muito prática para reaproveitar as sobras de Bolo Rei até à última migalha. 

O movimento Unidos Contra o Desperdício nasceu no Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar, 29 de Setembro, instituído este ano.

Para Francisco Mello e Castro, deste movimento, “o Natal, que é por tradição momento de união e de encontro da família e amigos, terá este ano de ser reinventado por todos, à luz de uma brutal pandemia que há mais de nove meses nos obriga ao distanciamento social. À boleia dessa reinvenção que todos precisamos de fazer, e porque neste Natal muitas pessoas passarão ainda mais dificuldades, acreditámos que este seria o momento ideal para desafiar os portugueses a unirem-se contra o desperdício, reaproveitando as suas ceias de Natal, evitando dessa forma que alimentos em perfeitas condições de consumo acabem no lixo, como já é habitual nesta época festiva”.

As quatro receitas deste movimento podem ser visualizadas e descarregadas aqui.

Escreva um comentário