Home-SliderNotíciaNotícias

Comissão Europeia criou um Observatório do Mercado do Vinho

site do Observatório do Mercado do Vinho da CEE

Já existem vários observatórios na Comissão Europeia para produtos agrícolas (como horto frutícolas, açúcar, carne e leite, entre outros). Pois bem, agora chegou a vez do vinho, oficialmente inaugurado dia 4 de Novembro.
O início do Observatório do Mercado do Vinho foi marcado por uma reunião que definiu quais os objectivos deste organismo, que começa por proporcionar relatórios de curto prazo e trazer mais transparência a um sector muito importante para a agricultura da União Europeia. De facto, a EU é de longe o maior produtor de vinho do mundo, sendo responsável por 65% da produção mundial e 70% das exportações.
O Observatório do Mercado do Vinho ficará responsável por fornecer um conjunto de dados de mercado, incluindo produções, preços, e dados do comércio. E fá-lo-á com regularidade, tal como será regular nos relatórios de mercado e de expectativas a curto e médio prazo. Outra das suas funções será a realização de reuniões regulares com peritos, para discutir a situação do mercado.
O Observatório irá trabalhar com todos os tipos de vinho e com todos os tipos de indicação geográfica protegidas.
A Comissão Europeia tem criado estes observatórios para ajudar o sector agrícola a fazer frente com maior eficácia à volatilidade dos mercados. E, ao mesmo tempo, garante uma maior transparência em cada sector agrícola.

Escreva um comentário