O Curso Profissional AEP realiza-se já há 5 anos, desde 2019, com o objectivo de proporcionar aos profissionais e futuros profissionais um aliado formativo completo e minucioso nos seus percursos académicos e profissionais. Composto por 3 níveis, a frequência na sua totalidade garante o diploma profissional de Escanção certificado pela Associação de Escanções de Portugal entidade formadora certificada pela DGIRT e com reconhecimento nacional e internacionalmente.
Num “curso feito por Escanções para Futuros Escanções”, como destaca Manuel Moreira, formador dos Níveis II e III, todas as aulas são orientadas e ministradas por profissionais da área, sobretudo escanções, mas também enólogos, viticultores, chefs e formadores da equipa da AEP. Desde o início do curso até agora, para além dos residentes Tiago Paula, presidente da Associação, e o escanção Manuel Moreira, nomes como Vasco d’Avillez, José Gaspar, Eduardo Cardeal, Pedro Tereso, Frederico Rosa, Vera Moreira, Sara Peñas Lledó, Fabio Nico, Nuno Ferreira e Nelson Guerreiro já se juntaram à equipa de formadores, transmitindo conhecimentos e experiências de forma única e enriquecendo ainda mais os conteúdos do programa de estudo.
Manuel Moreira adianta ainda que “este é um curso que abarca praticamente todas os temas ligados ao mundo dos vinhos. Prepara e abre horizontes, a todos os que o frequentam ou frequentaram, tendo para alguns um impacto muito positivo na sua vida profissional e na perspectiva de carreira. A visão e experiência profissional da equipa de formadores agregam elementos da vida prática – soluções, acções já concretizadas e seus efeitos, estudos aplicados, etc. – que são muito bem acolhidos pelos estudantes e que os ajudam no contexto das suas preocupações ou questões a esclarecer.
Esta edição em particular será a 10ª do Nível I e tem término previsto para Dezembro de 2024, neste que é um primeiro passo para obter o diploma profissional de Escanção.