Home-SliderNotíciaNotícias

CVR Algarve anunciou os melhores vinhos do XII concurso da região

By 16 de Julho, 2019 Sem comentários

A cerimónia de entrega de prémios do XII Concurso de Vinhos do Algarve teve lugar no passado dia 12 de Julho, no Centro Cultural de Lagos. A Comissão Vitivinícola do Algarve homenageou os produtores medalhados no concurso que se realizou um mês antes, que contou com a parceria financeira e logística do Município de Lagos e organização técnica da Associação de Escanções de Portugal (AEP).
Entraram 111 vinhos de 24 produtores, e o júri atribuiu um total de 33 medalhas, das quais 1 Grande Medalha de Ouro, 12 de Ouro e 20 de Prata. A tão desejada Grande Medalha de Ouro foi atribuída ao Vida Nova Reserva Algarve tinto 2015, da Adega do Cantor. Este produtor, relembremos, pertence ao cantor inglês Cliff Richards, que aqui produz os seus vinhos. Destaque para os produtores Quinta dos Vales e Turinox, que conseguiram três medalhas de Ouro cada. O primeiro produtor tem como marca bandeira “Marquês dos Vales” e o segundo “Quinta da Tôr”.
A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de Bernardo Gouvêa, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, a convite da Presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, Sara Silva. Por lá passaram ainda várias outras individualidades. Sara Silva faz um balanço positivo desta edição: “tivemos um aumento do número de amostras na ordem dos 30% mas já estamos já a preparar a próxima edição.”
Uma das novidades da XII edição do Concurso de Vinhos do Algarve foi a criação do prémio homenagem “Vinhos do Algarve”. Com este prémio, a CVA pretende distinguir pessoas singulares ou colectivos cujo trabalho tenha contribuído para a melhoria e divulgação dos Vinhos do Algarve. Foi distinguido Hermínio Rebelo, nome intimamente ligado aos Vinhos do Algarve: Antigo chefe da câmara de provadores da CVA e Escanção-Mor da Confraria dos Enófilos e Gastronomia do Algarve, foi várias vezes membro do júri de vários concursos de vinhos, entre os quais o Concurso de Vinhos do Algarve e o Concurso Nacional de Vinhos. Foi também coordenador das aulas de Restaurante e Enologia da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão.

Os melhores vinhos do XII Concurso de Vinhos do Algarve
Grande Medalha de Ouro e “Melhor Vinho do Algarve”
Vida Nova Algarve Reserva tinto 2015 (Adega do Cantor)

Medalhas de Ouro
Esquerdino Algarve Colheita Selecionada tinto 2018 (Mosqueira Agrícola – Quinta do Canhoto)
Foral de Portimão Algarve Negra-Mole rosé 2018 (A.A.C)
Marquês dos Vales Algarve Syrah & Viognier tinto 2017 (Quinta dos Vales)
Marquês dos Vales Grace Algarve Verdelho branco 2018 (Quinta dos Vales)
Marquês dos Vales Algarve Grande Escolha tinto 2015 (Quinta dos Vales)
MDS Algarve Touriga Nacional/Syrah tinto 2016 (Soc. Agro-Turistica Monte dos Salicos)
Monte das Laranjeiras Algarve Touriga Nacional tinto 2017 (Torre da Penina)
Paxá Premium Algarve rosé 2018 (Paxá Wines)
Quinta da Tôr Algarve Aragonês tinto 2016 (Turinox)
Quinta da Tôr Algarve Reserva tinto 2015 (Turinox)
Quinta da Tôr Algarve Reserva Touriga Nacional tinto 2016 (Turinox)
Vida Nova Algarve rosé 2018 (Adega do Cantor)

Escreva um comentário