Home-SliderNotíciaNotícias

Pvra Design: Decantadores feitos à mão, em Portugal

Chamam-se Gorda, Engomada e Bastarda e são feitos na Marinha Grande. Todos têm um design arrojado e, em alguns casos, mesmo inovador. O modelo Engomada (ao centro na foto), por exemplo, foi concebido para repousar com parte do decantador na dobra do final de uma mesa; o modelo Bastarda (à direita na foto) vai mesmo mais longe, estando preparado para repousar na esquina. E quem os faz garante que não caem. O terceiro modelo – Gorda – tem um design mais clássico. Os três vão buscar os nomes a castas portuguesas.

“O fabrico está a cargo de artesãos especializados”, diz-nos Miguel Baptista Fernandes, da empresa Pvra Design. O ‘v’ do nome, já agora, lê-se como ‘u’, ficando assim o nome da empresa – e marca das suas peças – como Pura Design.

A concepção dos três produtos é tarefa de dois amigos de longa data, João Baptista Fernandes e Francisco Coelho que, diz Miguel, “sentiram que a arte do vidro soprado se estava a desvanecer numa era dominada por plásticos poluentes”. A missão era então rejuvenescer esta arte e devolvê-la ao público, assim como encorajar novos artistas a dominá-la, oferecendo uma plataforma para expressarem a sua criatividade. Miguel Baptista Fernandes disse-nos que, “graças à natureza maleável do vidro acreditamos que existe tremendo potencial para a criatividade e inovação”.
Todas as peças são feitas em vidro soprado e por isso impossíveis de serem produzidas em massa. O vidro é purificado e formado através de fornalhas e chamas infernais. Assim, todas as peças são únicas e irreplicáveis. Nenhuma peça é igual à anterior.

As três peças podem ser compradas directamente através do site da empresa – pvradesign.com – por valores entre os €150 e os €200.

António Falcão

Escreva um comentário