A Quinta de La Rosa foi a primeira empresa de vinhos do Douro a produzir cervejas artesanais. São duas, para já, mas no final do verão sairá a terceira: uma Stout preta
TEXTO José Miguel Dentinho
FOTOS Cortesia Quinta de La Rosa
A Quinta de La Rosa, empresa produtora de vinhos do Douro e do Porto localizada no Pinhão, decidiu abrir uma nova área de negócio com o lançamento, no ano passado, de uma cerveja Artesanal, a La Rosa IPA.
A inglesa Sophia Bergqvist, proprietária e gestora da quinta, confessa “gostar de desafios”. Daí que, há alguns anos, quando o amigo e mestre cervejeiro Richard Naisby, proprietário da Milton Brewery, em Cambridge, Inglaterra, a desafiou a fazer cerveja artesanal, aproveitando as cubas de inox da Quinta de la Rosa, achou a ideia lógica e que a cerveja poderia ser mais uma opção para o restaurante Cozinha da Clara, da empresa, aberto em 2017. Mas acabou por ser mais do que isso.[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][image_with_animation image_url=”29095″ alignment=”” animation=”Fade In” border_radius=”none” box_shadow=”none” max_width=”100%”][/vc_column][/vc_row]Sophia Bergqvist entregou a produção da cerveja artesanal ao irmão, Philip Bergqvist, e ao filho mais velho, Kit Weaver, de 24 anos, que teve formação em Cambridge, com Richard Naisby. Foi assim que surgiram as primeiras cervejas artesanais de quinta no Douro – a La Rosa IPA, que este ano foi apresentada em versão melhorada, e a mais recente La Rosa Lager, produzida igualmente na adega desta quinta duriense. Para o final do verão deverá sair uma Stout.
Edição Nº16, Agosto 2018