Home-Slider

Esporão abre portas para a apanha da azeitona

By 6 Novembro, 2018 Sem comentários

A Campanha da Azeitona já começou na Herdade do Esporão. O investimento de um milhão de euros realizado este ano no Lagar de Azeite permitirá um aumento da capacidade de produção, com as estimativas para a campanha deste ano a rondarem os 1,3 milhões de litros de azeite. Pela primeira vez, a Herdade do Esporão tem um programa de visitas que permite acompanhar o processo de produção de azeite no lagar, fazer uma prova de azeites novos e almoçar no restaurante da herdade, com um menu elaborado à base de produtos sazonais.

Inaugurado em 2016, o Lagar de Azeite foi alvo de melhorias que permitem aumentar a produção para 1.800.000 litros de azeite (para dar resposta ao aumento da procura no mercado nacional e em mercados de exportação – nomeadamente Brasil, EUA e Canadá –, que representam 64% das vendas) e o processamento diário para 400 toneladas de azeitona exclusivamente do Alentejo. Ana Carrilho, oleóloga e gestora da área dos Azeites Esporão, refere que as alterações realizadas no lagar são determinantes a diversos níveis: “A qualidade da azeitona conseguiu superar os desafios deste ano agrícola.  Aumentámos a capacidade do lagar, logo conseguimos encurtar o tempo de campanha, melhorar a separação de qualidade de azeites e reduzir os tempos de espera na recepção da azeitona, permitindo-nos alcançar a qualidade que sempre procuramos. Temos a confiança de que vai ser um grande ano.”  

O programa de visitas (entre duas e oito pessoas) estende-se de 30 de Outubro a 30 de Novembro e inclui café de boas-vindas, passeio pelo olival e participação na apanha da azeitona (de segunda a sexta), visita ao lagar e prova de azeites (com brinde) e almoço no restaurante da herdade. Solicita-se reserva com 48 horas de antecedência e o custo é de 100 euros por pessoa. Contactos: reservas@esporao.com ou 266 509 280.

Escreva um comentário