Eventos

Felizes, de copo na mão, a ver Lisboa

By 16 de Dezembro, 2019 Sem comentários

A 4ª edição do Trafaria (Com)Prova decorreu mais uma vez nesta zona à beira Tejo, localizada mesmo em frente à cidade de Lisboa. Durante três dias, por lá passou uma considerável multidão a provar uma grande variedade de vinhos.

TEXTO António Falcão
FOTOS Ricardo Gomez

Na verdade, esta iniciativa e organização da Câmara Municipal de Almada, superou as expectativas, atraindo mais de 12.000 visitantes. Foi, aliás, opinião unânime de quem lá esteve que foi um grande ano, uma grande edição. São Pedro deu uma grande ajuda, diga-se de passagem, não enviando demasiado calor, nem excesso de vento ou frio.
Um exemplo era Fernando dos Santos, lisboeta, que, juntamente com a sua mulher, Teresa, aproveitou a travessia de barco para cruzar o Tejo e vir provar bons néctares. “Fiquei surpreendido por esta ser a quarta edição e não ter cá vindo antes. Já estou de saída para jantar mas gostei do sítio, da paisagem e, claro, dos vinhos. E consegui provar um vinho que há muito tempo procurava. Para o ano estou cá outra vez, ai isso de certeza”, confessou-nos este comerciante da capital.
O Trafaria (Com)Prova decorreu assim no Passeio Ribeirinho da Trafaria, entre 31 de Maio e 2 de Junho, e foi produzido pela Vinho Grandes Escolhas. Neste momento já é um evento que se afirma na agenda de eventos da região de Lisboa e acaba assim por atrair também alguns turistas da capital, interessados em provar néctares portugueses.
Na sua 4º edição este é um evento já consolidado onde é possível num ambiente descontraído à beira rio provar vinhos de mais de 30 produtores de todas as regiões vinícolas do país e degustar os afamados petiscos da pequena vila piscatória. Para muitos produtores, o evento acabou por se verificar rentável, já que era possível, em vários casos, comprar vinho directamente no stand. Um dos produtores já não tinha vinho no final de Sábado, mas felizmente ainda tinha tempo de ir buscar mais para o dia de Domingo: “não estava à espera desta afluência”, confessou-nos.

Ao longo dos três dias, a feira foi ainda um pretexto para muitos descobrirem muitos pontos de interesse que a Trafaria esconde e divertirem-se com o extenso programa de animação que a organização da C. M. de Almada preparou.
O Trafaria (Com)Prova tem como objectivo a promoção e a valorização da histórica freguesia piscatória da Trafaria, potenciando a sua oferta gastronómica assente no peixe e marisco. Para além disso, procura-se sensibilizar população para a importância de preservar o seu património cultural e identitário. A localização do evento, no passeio ribeirinho e com a vista deslumbrante sobre o estuário do Tejo e sobre Lisboa são sempre factores de atracção que merecem ser potenciados. Na edição deste ano os mais de 12.000 visitantes, nacionais e estrangeiros, puderam deliciar-se com os aromas dos vinhos e com as delícias preparadas pelos restaurantes locais.
A cerimónia de abertura do Trafaria (Com) Prova contou com a presença da Presidente da Câmara, Inês de Medeiros, acompanhada pelos membros da vereação, que fez questão de visitar todos os expositores de vinho e de petiscos presentes. Grande interesse também despertaram as provas comentadas de vinhos, orientadas pelo crítico Fernando Melo, realizadas na Junta de Freguesia e que registaram um elevado nível de participação.

Escreva um comentário