Frederico Falcão já assumiu presidência da ViniPortugal

Frederico Falcão já é o novo Presidente da Direcção da ViniPortugal, associação interprofissional para a promoção internacional dos Vinhos de Portugal. O novo líder sucede a Jorge Monteiro na presidência executiva da associação. Os novos órgãos sociais para o triénio 2020/2023 foram eleitos na Assembleia Geral que teve lugar esta quarta-feira, 27 de Maio, nas instalações do CNEMA, em Santarém. A Direcção integra ainda Jorge Basto Gonçalves, presidente do Conselho de Administração da Fenadegas – Federação Nacional das Adegas Cooperativas, em representação da Produção, e João Gomes da Silva, administrador de marketing e vendas da Sogrape, em representação do Comércio.

Frederico Falcão é enólogo, mas nos últimos anos – entre 2012 e 2018 – foi presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, tendo sido o mais jovem presidente deste instituto. Entre 2018 e 2019 passou ainda pela direcção da Bacalhôa.
Frederico conhece bem o trabalho da ViniPortugal, não só porque trabalhou com muita frequência, enquanto presidente do IVV, com esta associação interprofissional. Os dois organismos, aliás, partilhavam a mesma sede, em Lisboa e as relações de Frederico com Jorge Monteiro, anterior presidente, eram muito estreitas.

O novo Presidente da ViniPortugal aponta três prioridades para o mandato que acaba de iniciar: criar um observatório de mercados internacionais; reforçar a aposta na formação dos agentes económicos e promover mais acções para valorizar os Vinhos Portugueses no mercado internacional, procurando aumentar o preço médio por garrafa. Responder aos desafios colocados aos vinhos portugueses pela pandemia da Covid-19 é outra das prioridades.

A ViniPortugal, recorde-se, é a associação interprofissional para a promoção internacional dos Vinhos de Portugal. Tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”, contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do preço médio dos vinhos portugueses. São associados-fundadores da ViniPortugal oito associações profissionais: ACIBEV, ANCEVE e AND (representação do comércio), CAP, FENADEGAS, FENAVI e FEVIPOR (em representação da produção) e ANDOVI (representação de regiões demarcadas).

SIGA-NOS NO INSTAGRAM
SIGA-NOS NO FACEBOOK
SIGA-NOS NO LINKEDIN
APP GRANDES ESCOLHAS
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de todas as novidades sobre vinhos, eventos, promoções e muito mais.