Notícias Vinho

Gifts4Wine – No mundos dos acessórios

By 26 de Setembro, 2019 Sem comentários

Quando se fala de acessórios para o vinho, a Gifts4Wine é um ponto de encontro obrigatório. Não é uma empresa, mas uma marca, com vários produtos a apelar aos enófilos.

TEXTO António Falcão

FOTOS Ricardo Gomez

São poucas as empresas em Portugal que têm capacidade para fornecer toda a espécie de produtos na área dos brindes comerciais. Uma dessas empresas é a Enterprom, com sede em Almada. A empresa é propriedade de Ricardo Almeida, que a fundou há cerca de uma dúzia de anos. Começou com um pequeno stock mas rapidamente a Enterprom foi crescendo e hoje tem um portefólio de produtos que supera as 20.000 referências. O leque é assim gigantesco, indo do simples lápis ou esferográfica, com preço unitário de apenas alguns cêntimos, até à mala de pele a custar mais de uma centena de euros. Pelo meio existe toda uma parafernálias de produtos, desde têxteis mais variados, coisas para crianças, ferramentas e tecnologia, produtos para escritório e lazer, para casa, etc, etc. Se quiser dar uma olhada, dê um pulo ao site da casa (em brindespromocionais.com.pt) mas prepare-se para passar umas horas a ver todo o portefólio existente.
A grande vantagem deste tipo de empresas de brindes promocionais é que podem (e usualmente o fazem) personalizar os produtos com a marca e o logótipo de uma empresa, por exemplo. Ou os produtos já vêm assim de fábrica, ou então existem impressoras que conseguem imprimir em vários materiais, incluindo pele, tecido, madeira e mesmo metal, por exemplo. Na verdade, todo o objecto manejável que puder ser personalizado, a Enterprom tem.

NASCE A GIFTS4WINE

Há alguns anos, um grande cliente da área dos vinhos pediu cotações para um conjunto de produtos que queria oferecer aos seus próprios clientes, na área da restauração e hotelaria. Uma parte era constituída por brindes, mas outra incluía acessórios, como saca-rolhas.
Artur Jorge Pereira, comercial na Enterprom, decidiu investigar melhor e descobriu vários fabricantes/produtos que correspondiam ao que era pedido e a Enterprom acabou por ganhar o negócio, que englobava saca-rolhas, mangas refrigeradoras ou discos anti-pingos, mais conhecidos como dropstops.
Na verdade, Artur descobriu muito mais do que isso. Descobriu, por exemplo, que o mundo dos acessórios para vinho é muito mais vasto do que ele pensava. E desafiou o patrão da Enterprom, Ricardo Almeida, a começar a investir nesta área de negócio. E assim aconteceu, nascendo a marca Gifts4Wine, que funciona um pouco como um departamento da Enterprom. O projecto foi criado em 2012, mas só arrancou a sério em 2013. Os primeiros tempos não foram fáceis, mas, diz-nos Susana Almeida, “com muito esforço e dedicação, a casa foi singrando”. Susana é a segunda pessoa na Gifts, e, tal como Artur Jorge, é uma polivalente.
Existe uma terceira pessoa, na área logística. Todas as questões administrativas ficam na Enterprom, onde estão Ricardo Almeida e a sua mulher, Maria João.

UM ENORME PORTEFÓLIO DE PRODUTOS

Com o tempo, a Gifts foi-se solidificando e criou algumas parceria importantes. A mais conhecida será com a Coutale, a marca francesa de saca-rolhas. Distribuidora exclusiva, a Gifts já vendeu milhares de referências por esse país fora e não estaremos muito longe da verdade se dissermos que está no top de vendas a nível nacional neste tipo de produto, de muito boa qualidade e a preços bastante interessantes. Outra parceria importante é com a Drop Stop, o fabricante original dos discos anti-pingos e que hoje são universalmente usados pelos enófilos. Altamente personalizáveis, estes discos têm também sido um sucesso de vendas. Tal como os frapês e as mangas refrigeradoras, de que a Gifts possui vários modelos diferentes.
Estes quatro tipos de produtos têm constituído o núcleo duro das vendas, mas com alguma saturação no mercado, está na altura de afinar estratégias. A Gifts possui muito mais e, na verdade são cerca de 400 referências diferentes. Dos pequenos acessórios para o vinho até às garrafeiras climatizadas, com capacidade para até quase 300 garrafas. Pelo meio existem produtos pouco comuns, como copos de vinho feitos de Tritan, um material mais perto do plástico que do vidro e preparados para o consumo no exterior. É especialmente indicado para festas em jardins ou na via pública, onde o vidro está proibido.

CHEGAR AOS RESTAURANTES E AOS ENÓFILOS

Sete ano depois da fundação, Ricardo Almeida acha que chegou o tempo de fazer afinamentos na estratégia da Gifts. Em primeiro lugar vai explorar o mundo da restauração, especialmente os estabelecimentos mais clássicos. Diz ele que “queremos equipar os restaurantes com artigos personalizados, dos têxteis aos copos”. De facto, muitos restaurantes até têm acessórios que foram oferecidos pelo distribuidor de vinhos, ou pelo fornecedor disto ou daqui¬lo. Mas não fazem publicidade ao restaurante, que é de facto o que interessa ao seu proprietário.
A outra direcção estratégica acaba por ser um reforço mais empenhado do que já existia. “Chegou a altura de a Gifts4Wine se virar decididamente para o consumidor final”, considera Artur Jorge Pereira. Não é que o enófilo tenha sido esquecido nestes últimos anos, nada disso. Mas é preciso ser mais pro-activo nesta matéria. Porque, se virmos bem, existe o portefólio e a loja online já lá está. Qualquer enófilo pode ir ao site (gifts4wine.com) e fazer as suas compras, sem haver quantidades mínimas a adquirir. Melhor ainda, os preços já incluem o envio da mercadoria.
O futuro mais próximo irá encarregar-se de validar esta nova estratégia, mas os responsáveis da Gifts4Wine fizeram os seus cálculos e estudos antes de mudar agulhas. Basta agora estarem atentos ao caminho.

NA FOTO: Maria João Almeida, Susana Almeida, Artur Jorge Pereira e Ricardo Almeida.

 

Edição Nº25, Maio 2019

Escreva um comentário