Home-SliderNotíciaNotícias

Ian Symington, 1929-2019

By 18 de Setembro, 2019 Sem comentários

“É com profundo pesar que a família Symington anuncia o falecimento de Ian Symington, que tinha 90 anos”. É assim que começa a nota de impresa da Symington Family Estates, a poderosa empresa familiar do Douro onde Ian trabalhou durante muitos anos. A restante notícia é quase uma transcrição da nota de imprensa.
Ian nasceu no Porto em 1929 e foi educado no Oporto British School (Colégio Inglês do Porto), antes de seguir para o Colégio Downside, em Inglaterra. Terminados os estudos, alistou-se no exército, servindo no Regimento Seaforth Highlanders na Escócia. Após concluir o serviço militar, regressou a Portugal para se juntar ao seu pai, John, e aos tios Maurice e Ron na empresa de Vinho do Porto familiar, à qual dedicou toda a sua carreira.
Nas duas décadas que se seguiram ao final da Segunda Guerra Mundial, o setor do Vinho do Porto estava numa situação muito frágil. Historicamente, o Vinho do Porto tinha dependido quase exclusivamente da exportação e com a Europa devastada pela guerra, as vendas eram mínimas.Durante este período, muitas das históricas casas produtoras familiares foram vendidas, ou simplesmente cessaram a sua atividade. Ian, em conjunto com o seu primo Michael, e mais tarde com a ajuda do primo James e dos seus irmãos Peter e Amyas, batalharam para manter vivo o Vinho do Porto e para desenvolver novos mercados. Viajando sem descanso pela Europa e pelo mundo, Ian e os seus primos e irmãos voltaram a suscitar o interesse dos consumidores no Vinho do Porto nos principais mercados. O seu trabalho foi recompensado quando na década de 1960, as vendas de Porto começaram a recuperar pelo mundo fora. Juntos, construíram uma empresa de Vinho do Porto florescente e próspera. Ian era respeitado pela sua meticulosa preparação, determinação e capacidade de negociação. Ian e a sua mulher, Cynthia, eram ainda muito conhecidos pela sua
hospitalidade generosa, recebendo inúmeros jornalistas e clientes, quer na sua casa no Porto, quer no vale do Douro. Por esta via, forjaram amizades duradouras e relações fortes com clientes à volta do mundo.
Em 1983, foi nomeado Presidente da Wine & Spirit Benevolent Society, uma instituição de beneficência que apoia aqueles menos favorecidos no setor dos vinhos. No final da sua presidência, o Chairman desta instituição salientou: “Tive a sorte de ter tido o presidente certo, uma pessoa que é olhada com muita estima pelo setor.”
Ian era um apaixonado pelo Douro e, perto da altura de se reformar, reconstruiu uma antiga casa de lavoura, sobre o Rio Douro, perto da Quinta da Senhora da Ribeira, uma das vinhas da família Symington mais bonitas e isoladas. Ali, com a sua mulher Cynthia, passaram muitos momentos felizes com familiares e amigos.
Ian foi uma figura de relevo do Vinho do Porto durante quase 50 anos e o seu trabalho alicerçou o êxito do Vinho do Porto e do Douro de hoje.
Ian casou com Cynthia em 1954. Tiveram duas filhas, Susie e Nicky, e um filho, Johnny, que se juntou à empresa em 1985. Deixou também oito netos e um bisneto. A sua neta, Vicky, é um dos membros da 5ª geração da família que trabalham agora na empresa familiar.

Escreva um comentário