NotíciaNotícias

Impacto ambiental das garrafas de vidro discutido em mesa redonda

By 14 de Abril, 2021 Sem comentários

É já amanhã, dia 15 de Abril, pelas 16h30, que acontece mais um debate organizado pelo The Porto Protocol, inserido na já conhecida série “Climate Talks”. Climate in a Bottle é o tema desta conversa online, a que qualquer interessado poderá assistir — registando-se AQUI — e onde vários tópicos serão debatidos por um painel de especialistas internacionais, dentro da temática das garrafas de vidro: Laura Varpasuo, da Finlândia, Directora de Sustentabilidade na ALKO; Charles Bieler, Estados Unidos, da Bieler Wines e co-fundador do Gotham Project; e Jancis Robinson, Master of Wine inglesa. O anfitrião, por sua vez, será Martin R. Reyes, da Reyes Wine Group (Estados Unidos), também Master of Wine.

“Se for um consumidor em Xangai a degustar um Cabernet Sauvignon de Paso Robles, ou um nova-iorquino a apreciar um vinho do Douro, é provável que não imagine que a garrafa que tem à sua frente, elegante, escura e robusta, é de longe o elemento que mais contribui para a pegada de carbono do vinho. Mas é um facto, a garrafa, juntamente com o respetivo transporte, é responsável por cerca de 40% a 50% das emissões de carbono geradas pela cadeia de valor do vinho. E não é o transporte que mais contribui, é mesmo a embalagem”, introduz o The Porto Protocol. Alguns dos tópicos “em cima da mesa”, serão:

  • O que é um contentor sustentável de vinho? Esta definição tem em conta todo o ciclo de vida do produto?
  • O vinho tem mesmo de vir numa garrafa de vidro (pesado)? E esta perceção começa no consumidor ou na indústria?
  • O que podemos considerar como uma embalagem sustentável? Que formato se adequa a que ocasião de consumo? Ou produtos? E como é que cada uma é percepcionada pelo consumidor?
  • O que poderá impulsionar a mudança para embalagens mais sustentáveis no vinho? Consumidores, legislação, produtores, comércio?
  • Que conhecimento e perceção têm os consumidores de vinho sobre o impacto das embalagens na pegada de carbono deste produto?
  • Como é que cada um dos convidados vê o seu papel de influenciador na educação de diferentes públicos (consumidores, produtores, media) sobre este tema?
  • E os esquemas reutilizáveis para garrafas de vidro? Já resultaram no passado, e há alguns exemplos em França e na Finlândia, por exemplo… quais são as barreiras a este tipo de iniciativa?

Esta será uma discussão aberta a inputs da assistência, que poderá colocar questões durante a mesma. E para quem não terá oportunidade de assistir ao vivo, esta Climate Talk, como todas as outras, ficará disponível no canal de YouTube e Podcast do The Porto Protocol.

Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no LinkedIn

Escreva um comentário