Home-SliderNotíciaNotícias

Imprensa escolheu os melhores vinhos da Beira Interior em concurso

By 24 de Novembro, 2022 Sem comentários

TEXTO João Geirinhas

Integrado no evento Beira Interior Vinhos e Sabores 2022 — que decorreu em Pinhel, de 18 a 20 de Novembro — aconteceu o concurso de vinhos Beira Interior Escolha da Imprensa, cujos prémios foram divulgados durante o certame.

Aforista Colheira Seleccionada branco 2019, da Agrodaze Vinhos Aforistas, e Quinta dos Termos Talhão da Serra Rufete Reserva tinto 2019, levaram para casa o Grande Prémio Escolha da Imprensa. Numa prova que teve lugar nas instalações do Posto de Turismo de Pinhel, o Júri de 15 elementos, constituído por jornalistas e comunicadores especializados, avaliou os 64 vinhos em concurso, entre brancos, tintos, espumantes e rosados. De ano para ano, a feira de Pinhel, com organização do Município e colaboração da CVR Beira Interior, tem vindo a afirmar-se como um importante evento de divulgação e promoção dos vinhos e produtos endógenos não só do concelho, mas de toda a vasta e diversificada região que é a Beira Interior. 

Particularmente patente nos resultados obtidos no concurso deste ano, que contou mais uma vez com a colaboração da revista Grande Escolhas, foi a qualidade dos vinhos em prova e a sua forte identidade. Tanto os brancos como os tintos da Beira Interior revelam um carácter distintivo, em grande parte assente em castas com forte implantação local como a Síria e a Fonte Cal, nos vinhos brancos, e o Rufete, nos tintos, para além de uma grande diversidade de solos e morfologias próprias de uma região tão extensa. Destaque, também, para a grande quantidade de vinhos que apresentam a certificação de biológicos, ou que estão em vias de a receber, aproveitando as boas condições naturais e climáticas que a região oferece.

Foram ainda distinguidos com o Prémio Escolha da Imprensa, na categoria de brancos, mais oito vinhos: 7 Capelas 2018, Adega 23 2020, Adega do Fundão Private Selection 2019, Bal da Madre Biológico 2020, Beira Serra Reserva 2017, Convento de Marialva Colheita Selecionada 2020, Quinta do Cardo Biológico Superior 2021 e Quinta dos Currais Colheita Selecionada 2020. O melhor espumante foi o Exilado Bruto Natural Grande Reserva 2015 e o melhor Rosado foi o Pinhel Terras da Beira 2021. Na categoria de vinhos tintos, foram galardoados, com o Prémio Escolha da Imprensa, os seguintes: Adega do Fundão Private Selection 2018, Beyra Garrafeira 2017, Entre Serras 2018, Entrevinhas Grande Reserva 2018, Marquês d’Almeida Reserva 2018, Pinhel Celebração 250 Anos Premium 2018, Quinta da Biaia Biológico Reserva 2018, Quinta das Senhoras Dona Carolina Grande Reserva 2015, Quinta do Cardo Biológico Reserva 2019 e Raya 2017.

Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no LinkedIn

Escreva um comentário