Home-SliderNotíciasNotícias Vinho

Kopke lança Tawny especial para celebrar 380 anos

Chama-se Kopke CNK Very Old Tawny Port e a Sogevinus Fine Wines, a empresa produtora, não hesita em considerá-lo “um vinho raro e exclusivo”. Este tawny foi elaborado com lotes muito velhos das décadas de ’20 e ’30 do século XX, a que se junta o 1900. Os primeiros estagiam sobretudo em cascos de 650 litros, mas o 1900 está num tonel de 2.500 litros.

Edição limitada a 380 garrafas numeradas, o Kopke CNK é uma homenagem ao fundador da Casa, Cristiano Nicolau Kopke, e simboliza, diz a Sogevinus, “a abnegação, o empenho, o cuidado, o esmero, a dedicação, a paixão e o profissionalismo de gerações de profissionais que preservaram um autêntico património vivo, aquele que hoje é possível dar a conhecer ao mundo”.

Já Carlos Alves, o enólogo para vinhos do Porto da Sogevinus, admite: “tenho a sorte de trabalhar com vinhos únicos, alguns muitíssimo antigos. Este é verdadeiramente especial. Estou muito orgulhoso deste blend e devo agradecer aos anteriores enólogos e blenders da Kopke por terem preservado vinhos impressionantes, que são um património vivo. A minha missão diária é exactamente a mesma – zelar por vinhos que garantam o futuro das próximas gerações”.

A embalagem é também especial: a Kopke desenvolveu uma garrafa especial na Marinha Grande, transparente para permitir a observação imediata da cor do vinho. O restante packaging, desenvolvido pela OM Design, inclui materiais nobres, como a caixa de madeira em nogueira portuguesa e pormenores em pele. O PVP recomendado é de €1.500.