Mikk Parre, da Estónia, foi o vencedor do concurso Melhor Sommelier da Europa, África e Médio Oriente de 2024, organizado pela Associação Internacional de Sommeliers (Association de la Sommellerie Internationale – ASI).
O evento, que decorreu em Belgrado, na Sérvia, entre 11 e 15 de Novembro, foi seguido, ao vivo, por uma audiência atenta de profissionais de vinhos, sommeliers e entusiastas.
Para cada concorrente, a viagem até Belgrado foi longa e desafiante, começando, para muitos, na competição nacional e culminando na prova que decorreu na Sérvia. Já na final, cada um dos concorrentes selecionados – para além de Mikk Parre, Pascaline Lepeltier, de França e Martynas Pravilonis, da Lituânia – realizaram uma série de tarefas destinadas a testar a sua experiência, precisão e compostura sob pressão, onde cada um demonstrou o seu grau de conhecimento, capacidade de prova e de realizar serviço, demonstrando o talento e a paixão que definem a profissão de sommelier.
Para o presidente da ASI, William Wouters, o “concurso é uma celebração da notável capacidade e dedicação que os candidatos trazem ao mundo do vinho”. Para este responsável, “Mikk Parre personifica a excelência, integridade e paixão que a ASI representa, e estamos confiantes de que será um excelente embaixador para a comunidade global de sommeliers.”