A distribuidora portuguesa Wine Time assinou um acordo de distribuição com o produtor de origem francesa, Michel Chapoutier para Portugal. O acordo engloba toma a vasta gama de vinhos deste produtor, incluindo os dois vinhos tintos do Douro, onde Chapoutier possui duas parcelas de vinha. Os vinhos chamam-se Eleivera e Pinteivera e já estão à venda no mercado nacional. As vinhas situam-se ao pé de São João da Pesqueira e foram adquiridas em 2008. A enologia está a cargo de Hugo Pires mas as orientações técnicas estão a cargo de um dos enólogos da M. Chapoutier, que também cobre a Austrália.
No país dos cangurus, Chapoutier possui vinhas e vinhos na zona sul, de Victoria. A esmagadora maioria do portefólio, contudo, está em França. O núcleo reside na Côtes du Rhône, onde nascem vinhos conhecidos e relativamente raros como o l’Ermite. Existem ainda vinhas em Rousillon, no sul de França. Paolo Michaut, da área comercial da empresa, disse-nos que Chapoutier gosta muito de Touriga Nacional. Quando saiu o primeiro vinho duriense, em 2009, o enólogo plantou a primeira vinha de Touriga na Austrália. Hoje faz blends de Grenache com Touriga Nacional e Syrah. Melhor ainda: Chapoutier queria levar a Touriga para o Châteauneuf-du-Pape mas as autoridades locais não deixaram.
Michel Chapoutier é sobretudo um apaixonado por terroir e só trabalha em sítios que tenham qualquer coisa de diferente. É um apoiante incondicional da viticultura biodinâmica e acredita que os vinhos devem sobretudo expressar o sítio onde nasceram.A marca pode ser encontrada em boas garrafeiras ou, em alternativa, na loja on-line da Wine Time (www.wine-time.biz).