Home-SliderNotíciaNotícias

Onde comprar vinho sem sair de casa, uma compilação

(ACTUALIZADO a 25 de Maio de 2020)

A pandemia COVID-19 está a ter reflexos em muito mais do que na saúde das pessoas. Um dos reflexos quase imediatos foi a súbita queda na venda de vinhos no canal da restauração e afins (vulgarmente chamado de HORECA), motivada pelo encerramento dos estabelecimentos. Ora, para muitas empresas produtoras, este era um forte canal de escoamento dos seus vinhos. Outros espaços, como as garrafeiras, estão fechados, muito embora as suas lojas online estejam activas, algumas com anos de existência. Por outro lado, as superfícies comerciais de venda a retalho, ou seja, super e hipermercados, têm severas restrições à entrada dos consumidores e, no online, prazos de entrega dilatados. Embora não existam dados fidedignos sobre as vendas de vinhos nas grandes superfícies, está longe de ser garantido que este canal de retalho esteja a compensar as perdas na HORECA e garrafeiras físicas.

Confrontados com esta realidade, as vendas a cair abruptamente e despesas para pagar, vários produtores e distribuidores apressaram-se a criar os seus próprios canais de venda directa ao consumidor. Ou seja, as suas lojas online.
Hoje é relativamente fácil de fazer e gerir e, melhor ainda, as empresas de entregas continuam a trabalhar: será aliás, das poucas actividades económicas que não está a sofrer com esta calamidade. Um produtor só tem, portanto, que fazer um acordo com uma destas empresas e os vinhos lá vão directos à casa do comprador. No geral, as encomendas vão para todo o país, mas note que em alguns casos, as entregas estão limitadas a uma zona geográfica (Grande Porto ou Grande Lisboa, por exemplo). Os respectivos sites explicam tudo.

Promoções e limitações
Os novos players no mercado vieram-se juntar aos que já existiam e rapidamente começaram a adoptar os mesmos métodos. Por exemplo, a entrega em casa sem pagar portes em compras acima dos 50 euros, ou valores semelhantes, para cima ou para baixo. Outros, como a House of Wines, tem uma promoção em que na compra de seis garrafas só paga cinco. Esta, já gora, é a única loja que não tem o catálogo de produtos online: quem estiver interessado basta pedir o catálogo através dos contactos que estão no site ou na página Facebook da empresa.
Note ainda que em vários casos, especialmente em produtores, não é possível fazer mistura de garrafas. Tem que encomendar caixas inteiras ou conjuntos de garrafas pré-definidos ou limitados em número. Alguns estão mesmo a fazer packs, juntando brancos e tintos, por exemplo, ou um conjunto de varietais. A Adega de Borba é um bom exemplo.

Estar atento
Outros factores que deverá ter em atenção é os modos de pagamento. Infelizmente, antes de se registar e quase finalizar a compra não é fácil descobrir que métodos de pagamento estão disponíveis. Vários enófilos se têm queixado disto e acabam por não finalizar a compra porque não têm ou não querem usar determinada opção de pagamento. E no online, sem pagar antes não recebe o produto…
Seja como for, quase todas as lojas online usam o Multibanco (MB) como opção (enviando ao cliente as referências MB por e-mail), mas quem não tem home banking terá de ir a uma caixa MB fazer o pagamento. Outra opção que começa a ser muito popular é o MB Way, através de telemóvel. As lojas mais sofisticadas possuem ainda os clássicos cartões de crédito e a modalidade PayPal. Finalmente, poderá haver ainda a transferência bancária, opção pouco usada porque, no meio de centenas de registos, não é fácil ligar a compra ao comprador.
Mais um cuidado: na loja que escolheu, se não é conhecida, verifique duas coisas: uma delas é o “Quem Somos” ou algo do género. Verifique se tem informações concretas ou uma história do projecto. Se conter nomes de pessoas, melhor ainda: significa que quem fundou a loja não tem medo de dar a cara. Se o conteúdo do “Quem somos” for muito vago e/ou é mera publicidade, isso não é um bom sinal. Pior mesmo é a loja não conter qualquer morada, nem que seja uma localidade. Um número de telemóve ou um e-mail é, quanto a mim, insuficiente. Significa, provavelmente, que o lojista é um mero angariador de encomendas e que, depois de receber o seu dinheiro, vai comprar os vinhos a terceiros. Conhecemos mesmo casos em que nem sequer é a loja a enviar ao cliente final mas o produtor e/ou distribuidor. Muito cuidado, portanto.

Navegações simples
Note ainda que algumas destas lojas têm um aspecto simples e um modo de funcionamento pouco sofisticado. Afinal, uma parte foi criada um pouco à pressa e não houve tempo para grandes afinações. Contudo, não é muito importante: o que interessa é que os vinhos cheguem a sua casa em bom estado e o mais rápido possível. Escolher uma loja perto de si pode por isso ser vantajoso. E é por causa disso que listamos a seguir, sempre que possível, as localidades onde está a parte física da loja.
Se não está ao pé de alguma destas lojas que listamos a seguir, sugerimos-lhe um exercício: vá até ao Google Maps e dirija-se à zona onde mora. Depois digite “garrafeira” na janela “Pesquisar no Google Maps” (sempre sem as aspas), no canto superior esquerdo e faça Enter. Todas as garrafeiras da sua zona deverão aparecer no mapa. Poderá ter que baixar o zoom, alargando a área de pesquisa, até achar uma garrafeira.

De norte a sul do país
A Grandes Escolhas fez uma selecção de lojas por todo o país, separando-as por categorias. As mais antigas e com maior experiência são as que estão ligadas a garrafeiras físicas. Algumas têm praticamente uma década (ou mais) de vida no negócio online e possuem um portefólio muito variado e stock de produto. Estão ordenadas de forma geográfica, de norte para sul, com base na localização da loja física respectiva. Mas, como é evidente, entregam em qualquer ponto de Portugal.
Note que algumas lojas físicas da sua zona poderão não ter qualquer loja virtual. Mas, com a crise que se vive, certamente muitas gostariam de receber encomendas por telefone e, pela proximidade, entregar rapidamente. No mínimo, não custa tentar.
A nossa selecção é necessariamente limitada, mas é nossa intenção ir actualizando esta informação à medida que o tempo passa. Basta que nos informem.

António Falcão – antoniofalcao@grandesescolhas.com

Lojas ligadas a garrafeiras físicas

Garrafeira Portugal (Valença): https://garrafeiraportugal.pt/lojaonline/pt

Casa Gourmet (Guimarães): http://www.casagourmet.pt/bebidas

Enovinho (Barcelos): https://www.enovinho.com/pt/

Garrafeira Mundo (Vila do Conde): http://www.garrafeiramundo.com/

Winehouseportugal.com (Santo Tirso): https://winehouseportugal.com

Garrafeira Cleriporto (Porto): http://www.garrafeiracleriporto.com/

Quinta da Foz Gourmet (Porto): https://quintadafozgourmet.com/

OnWine (Porto): https://www.onwine.pt/

Tio Pepe (Porto): https://garrafeiratiopepe.pt/

Garrafeira Cinco Estrelas (Aveiro): https://garrafeira5estrelas.com/

Cave Lusa Premium (Viseu): https://www.cavelusa.pt/

Dom Vinho e seus Parentes Nobres (Coimbra): https://domvinho.com/

Garrafeira de Celas (Coimbra): http://www.garrafeiradecelas.pt/

Estado Liquido (Caldas da Rainha): https://estadoliquido.pt/pt

Garrafeira de Fátima (Fátima): https://www.agarrafeiradefatima.pt/pt

Garrafeira VIP (Leiria): https://garrafeiravip.com/

Garrafeira Ideal (Caranguejeira, Leiria): https://garrafeiraideal.com/

Real Garrafeira (Batalha): https://www.realgarrafeira.com/

Napoleão Wine Shops & Gourmet (Lisboa): www.napoleao.eu

Garrafeira Campo de Ourique (Lisboa): https://www.garrafeiracampodeourique.pt/

Garrafeira de Lisboa: https://www.garrafeiradelisboa.pt/

Garrafeira Nacional (Lisboa): https://www.garrafeiranacional.com/

Garrafeira Nectar Das Avenidas (Lisboa): http://garrafeiranectardasavenidas.com/

Garrafeira São João (Lisboa): https://www.garrafeirasaojoao.com/

Loja do Vinho by Agrovinhos (Lisboa): https://www.lojadovinho.com/

Wines 9297 (Lisboa): https://www.wines9297.pt/

Gourmet da Vila (Sintra): https://gourmetdavila.pt/pt/

Divinus Gourmet (Évora): http://divinus.pt/

Garrafeira Baco (Loulé, Algarve): https://garrafeirabaco.pt/

Garrafeiras Soares (por todo o Algarve): www.garrafeirasoares.pt

About Wine (Faro): https://www.aboutwine.pt/

Lojas ligadas a distribuidores de vinho

Drinks&Co (Pernod Ricard): https://www.drinksco.pt/

Garcias: https://garcias.com.pt/

House of Wines: http://www.houseofwines.pt/ (peça tabelas pelos contactos na página de entrada)

Prime Wine: https://www.prime-wine.pt/shop/

Vinicom: https://vinicom.pt/loja-online/

Lojas de produtores de vinho

Adega de Borba: https://www.adegaborba.pt/loja/

Adega de Monção: https://shop.adegademoncao.pt/

Adega de Palmela: https://www.acpalmela.pt/home.html

Adega da Vidigueira: https://adegavidigueira.pt/

António Maçanita Vinhos: https://antonio-macanita-winemaker.shopk.it/

CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz: https://www.carmim.eu/shop/

Cartuxa (Fundação Eugénio de Almeida): https://loja.cartuxa.pt/

Colinas do Douro: https://colinasdodouro.pt/loja-online

Enoport Wines: https://enoport.pt/loja/

Ervideira: https://ervideira.pt/loja/vinhos/

Herdade da Calada: https://www.herdadecalada.com/loja-vinhos.php

Herdade do Rocim: https://rocim.pt/produto-categoria/gift_shop/

João Portugal Ramos: https://jportugalramos.pt/pt/catalogo-de-produtos/

José Maria da Fonseca: https://jmf.pt/loja/

Porto Réccua Vinhos: http://www.portoreccuavinhos.com/

Quinta da Lapa: https://quintadalapa-wines.com/

Quinta do Gradil: https://www.loja.quintadogradil.wine/

Quinta do Sanguinhal: http://www.vinhos-sanguinhal.pt/loja/

Ravasqueira: www.ravasqueira.com/loja

Vinho em Casa (Sogrape): https://vinhoemcasa.com/

Outras lojas

Adegga MarketPlace: https://adegga.com/shop/

Cafurna: https://cafurna.com

COVIP – Companhia de Vinhos Portugueses: https://covip.pt/

Enovinho (Barcelos):  https://www.enovinho.com/pt/

Garrafeira da Ilha: http://www.garrafeiradailha.com

Viva o Vinho: https://vivaovinho.shop/loja-viva-o-vinho/

Escreva um comentário