Home-SliderNotíciaNotíciasSabores

Paulo Coutinho lança azeite exclusivo

By 12 de Abril, 2021 Sem comentários

TEXTO Luís Lopes

Mais exclusivo, de facto, é difícil. Na verdade, são apenas 200 garrafas de 500ml de azeite, que Paulo Coutinho lança através do seu website www.paulocoutinho.wine, a €23,50 cada.

O nome do produtor é bem conhecido dos aficionados dos grandes vinhos durienses, já que tem construído uma carreira muito sólida enquanto enólogo da Quinta do Portal. Muitos ignoram, porém, que Paulo tem também um projecto pessoal, enquanto viticultor, a partir de uma pequena parcela de vinha velha, chamada Vinha da Fonte, que trabalha em modo biológico e que originou já o primeiro vinho com o seu nome, da colheita de 2016. Ao lado da Vinha da Fonte, em Celeirós do Douro, num terreno xistoso, assente em patamares suportados por muros de xisto e taludes, está também um minúsculo (0,27 ha) olival centenário, o Olival dos Sumagrais, por ele adquirido em 2020 e que enceta agora igualmente o processo de conversão em agricultura biológica. 

Paulo Coutinho.

As oliveiras ostentam diversas variedades tradicionais do Douro (algumas ainda por identificar) e as azeitonas foram colhidas no dia 26 de outubro de 2020, tendo sido prensadas a frio num lagar com mós de granito. Que mais me falta dizer? Que o azeite se apresenta com a marca Paulo Coutinho Olival dos Sumagrais, que tem a classificação Virgem Extra, que revela na análise 0,12 de acidez (não que isso signifique muita coisa…), que é um produto raro (200 garrafas não vão longe), e que é mesmo muito, muito bom. E também, já agora, que quem achar que pagar vinte e poucos euros por uma garrafa de azeite de olival tradicional é demasiado, é porque não sabe nada de oliveiras nem de azeite.

Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no LinkedIn

Escreva um comentário