Eventos

Porto Extravaganza, de 9 a 11 de Março, vai ter Moscatéis e Madeiras

cartaz Porto Extravaganza 2018

O evento está já cotado como um dos mais importantes no mundo dos vinhos generosos, mesmo a nível internacional. Paulo Cruz, do Bar do Binho, em Sintra, é mais uma vez o organizador desta quinta edição e repete o local, o Tivoli Palácio de Seteais, em Sintra.
Este ano existe uma grande novidade. Para além do Vinho do Porto, o Porto Extravaganza vai incluir dois outros estilos de generosos: Vinho da Madeira e Moscatel de Setúbal.

Dia 9 de Março será assim a vez da Madeira, com uma prova intitulada “Ricardo Diogo e os Vinhos Velhos da Madeira”. Paulo Cruz promete “uma viagem intemporal pelos Madeiras velhos oriundos de colecções do Avô e da Mãe, bem como de famílias particulares da ilha da Madeira. Em prova estarão 12 Vinhos em que a edição mais jovem será um Bual de 1958. Esta prova já está esgotada.

No dia seguinte, 10 de Março, será a vez de ser analisada a “Colecção Particular de Domingos Soares Franco”, o enólogo e administrador da José Maria da Fonseca. Em prova estarão vários Moscatéis famosos desta casa, incluindo o Alambre 20 Anos, Alambre Roxo 20 Anos, D.S.F Cognac, D.S.F Armagnac, Bastardinho 40 Anos, Torna Viagem (Testemunha), Torna Viagem (Brasil), Torna Viagem (E.U.A), Apoteca 1911. E ainda mais dois Moscatéis surpresa: Apoteca 1955 e Trilogia.

Finalmente, o dia 11 de Março será dedicado ao Vinho do Porto, com a casa Ramos Pinto em destaque. A prova será realizada em duas partes distintas. Na primeira parte, Ana Rosas (Master Blender da Ramos Pinto) apresenta o “Port Master Class” – The Art of Blending. Através de uma forma didáctica, irá ensinar a arte de elaborar um “Blend” de 30 Anos com o respectivo material  – Provetas, Matrizes (1900, 1909, 1924).. que estarão dentro de uma malinha que será oferecida aos participantes.
Na segunda parte ocorrerá uma prova de Vinhos do Porto em “Duetos”: Branco Seco 1890 / Branco Lágrima 1884, Vintage 1924 / Colheita 1924, Vintage 1952 / Vintage 1982 e, finalmente, Vintage Quinta do Bom Retiro 2014 / Vintage 2015.

Nestas duas últimas provas irá depois ser servido um jantar com a assinatura do chefe Miguel Silva. O preço por prova é de 150 euros. Se incluir jantar passa a €200. Os interessados podem contactar o organizador, Paulo Cruz, pelo telefone 915 555 501.

Escreva um comentário