“Setembro a Vida Inteira” é o novo documentário da jornalista e escritora Ana Sofia Fonseca e, ao longo de 89 minutos, traça um retrato do Portugal vitivinícola. Foi selecionado para o International Wine Film Festival, nos EUA, e terá estreia no MOST, International Wine & Cava Film Festival de Barcelona a 11 de Novembro. A produção esteve a cargo da Carrossel Produções.

“Um país. 700 milhões de garrafas. Mais de 2000 anos de história. Todos os calendários, a sorte jogada em setembro. Homens, mulheres e crianças contam a vida pelas vindimas. Quantas histórias cabem numa garrafa?” É assim que arranca o texto de apresentação desta longa metragem, para depois deixar ainda mais pistas: “O vinho está na moda e o português nunca teve tanto reconhecimento como agora. Este documentário é o seu retrato pessoal. Viaja pela intimidade das vinhas, das adegas e das almas, descobrindo paixões, crimes e aventuras. O vinho na primeira pessoa, um tema universal com a alquimia local. As gentes do vinho são passaporte para conhecer Portugal. Porque nada fermenta como uma boa história.”

Ana Sofia Fonseca, jornalista freelancer, publicou trabalhos em diversos jornais e revistas portuguesas e colabora com a estação de televisão SIC. Escreveu vários livros, incluindo o romance “Como Carne em Pedra Quente”, a sua obra mais recente. Em “Setembro a Vida Inteira” estreia-se no documentário cinematográfico e leva-nos a conhecer o vinho, as terras e as gentes que o fazem. A lista de personagens transporta-nos por Lisboa, Herdade da Malhadinha Nova, Sogrape, Convento da Cartuxa, Adega Luís Pato, Vinhos Barbeiro, Casa Ermelinda Freitas, Vale Meão, Niepoort Vinhos e Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz.  

O filme ainda não tem data de estreia em Portugal, mas o trailer pode ser visto em

www.facebook.com/setembroavidainteira/?hc_ref=ARTIPgE9B2R3lDZXd6el3JwpkADuP71xrW72S3OEQ5kOwXoktvkLb4LPG8HlPzsNJyc.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here